A polícia iraniana prendeu, na madrugada de sexta-feira (22), 230 jovens por estarem em festas com pessoas do sexo oposto, onde bebidas alcoólicas eram servidas. As chamadas "noitadas mistas" são proibidas no país, assim como o consumo de álcool.
As detenções ocorreram em Teerã e seus arredores, quando os iranianos celebravam o tradicional festival de Yalda, símbolo da renovação e da vitória da luz sobre a escuridão.
"Cento e quarenta pessoas foram presas em uma residência em Lavassan", cidade 30 quilômetros a oeste de Teerã, onde muitos ricos de Teerã possuem casas, "enquanto dançavam e bebiam álcool [...] e 90 pessoas em uma casa no bairro de Farmanieh, no norte de Teerã", indicou Zolfaghar Barfar, chefe da polícia de Teerã, citado pela imprensa.
A polícia foi alertada por contas no Instagram que publicaram imagens dessas duas festas. As autoridades também afirmaram ter apreendido drogas durante as batidas.
Proibições no Irã
As noitadas mistas entre pessoas não casadas e o consumo de álcool foram banidos no Irã desde a revolução islâmica de 1979.
De acordo com o Código Penal iraniano, as pessoas detidas podem ser multadas ou condenadas a chicotadas pelo consumo ou posse de álcool. Os organizadores podem ser presos.
De acordo com a imprensa local, a maior parte das bebidas alcoólicas consumidas no Irã é contrabandeada do Curdistão iraquiano e da Turquia.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!