Um grupo de hackers russos roubou cerca de US$ 10 milhões de pelo menos 18 bancos de vários países, a maioria nos Estados Unidos e Rússia, desde 2016. O objetivo era atingir sistemas de transferência interbancária, informou uma empresa de segurança com sede em Moscou nesta segunda-feira (11).
O Group-IB advertiu que os ataques, que começaram há 18 meses e permitem que o dinheiro seja roubado de caixas eletrônicos, parecem ainda estar em andamento. Os bancos da América Latina podem ser os próximos alvos.
Segundo os pesquisadores do Group-IB, o primeiro ataque ocorreu no segundo trimestre de 2016 contra bancos na rede Star, da First Data. Esse é o maior sistema de mensagens bancárias dos EUA que conecta caixas eletrônicos em mais de 5 mil organizações.
Em comunicado, a First Data informou que avisou a pequenas instituições financeiras que operam na rede Star que teve suas credenciais violadas pela administração de cartões de débito no início de 2016. Depois disso, criou novos controles de segurança. A empresa reitera, no entanto, que a rede Star nunca foi violada.
O Grupo-IB disse que continuava investigando uma série de incidentes em que hackers estudavam como fazer transferências de dinheiro através do sistema bancário Swift, mas não disse se tais ataques foram realizados com sucesso.
Segundo os administradores da Swift afirmaram em outubro, os hackers ainda estavam visando seu sistema de mensagens interbancárias, mas os controles de segurança instituídos após o roubo de US$ 81 milhões no banco central de Bangladesh frustraram muitas dessas tentativas.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!