Um novo iceberg se desprendeu da região da geleira de Pine Island, oeste da Antártica. A fotografia acima foi divulgada pela agência espacial americana (Nasa) nesta quarta-feira (27).
A imagem de cor original foi capturada no último dia 21 de setembro pelo satélite Landsat 8 da Nasa. Ela mostra o início da fenda no centro da plataforma de gelo.
De acordo com a agência, essa ruptura produziu o iceberg B-44, visível em outras imagens capturadas em 23 de setembro pelo satélite Sentinel-1, da Agência Espacial Europeia (ESA), com descoberta do analista Matthew Welshans, do Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC).
Imagem capturada pela ESA e divulgada pelo Centro Nacional do Gelo nos Estados Unidos (USNIC) (Foto: Sentinel -1/ESA)
O novo pedaço de gelo flutua na baía de Pine Island, no mar de Amundsen, e tem 185 km² -- cerca de duas vezes a área da capital do Espírito Santo, Vitória. Ele é maior do que o iceberg descoberto em janeiro deste ano na mesma região, mas menor do que o descoberto em julho de 2015 (225 km²).
Larsen C
Um iceberg de um trilhão de toneladas, um dos maiores já registrados, se desprendeu em outra região da Antártica, a Larsen C. O anúncio foi feito em julho deste ano por cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.
Os cientistas estudavam o bloco de gelo há muitos anos. Os olhares voltaram à região após notar as rupturas da plataforma de gelo Larsen A, em 1995, e Larsen B, em 2002. Larsen C é a maior plataforma de gelo da Antártica e o pedaço que se desprendeu tem 5.800 km².
Foto de arquivo fornecida pela Nasa mostra fenda se formando no gelo da plataforma Larsen C (Foto: NASA/Handout via REUTERS/File )
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!