Os Estados Unidos ordenaram nesta quinta-feira (30) à Rússia que feche seu consulado em São Francisco, assim como anexos em Washington e Nova York, em resposta à forçada redução de pessoal diplomático americano decidida por Moscou em julho passado.
Em um comunicado, o Departamento de Estado disse que tomou a decisão dentro do "espírito de paridade", acrescentando que as instalações deverão estar fechadas até sábado.
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, telefonou para ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, para informá-lo da medida, de acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores de Moscou. Lavrov, "lamentou" a decisão dos EUA, e salientou como a Rússia estudará a ordem e responderá à Washington.
O fechamento do consulado russo em São Francisco é a mais recente em uma escalada de ações diplomáticas entre os Estados Unidos e a Rússia que começaram após as eleições presidenciais dos EUA no ano passado.
Em julho, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia ordenou que os Estados Unidos reduzissem sua equipe diplomática na Rússia pela metade e anunciaram o sequestro dois imóveis diplomáticos dos EUA em resposta as sanções aprovadas pelo Congresso norte-americano.
No final de 2016, o ex-presidente Barack Obama ordenou a expulsão de 35 diplomatas russos e a apreensão de dois prédios do governo russo em território americano em resposta à suposta ingerência russa nas eleições presidenciais dos EUA. Na época, o Kremlin anunciou que não iria retaliar imediatamente, mas antes, teria adotado ações adicionais "com base nas políticas da administração Trump".
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!