O II Fórum ‘Qualidade do Ar em Natal e Políticas Públicas" acontece nesta segunda-feira (12) no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, Zona Sul de Natal. Especialistas irão apresentar os trabalhos
desenvolvidos na área, debater o assunto, as políticas públicas aplicadas e formas de garantir a qualidade do ar de Natal, que é considerado um dos melhores das Américas. Também acontece o lançamento da 5 edição da Revista Científica do Parque da Cidade, que traz artigos e reportagens sobre o meio ambiente.O Fórum é aberto ao público e os participantes receberão certificado ao final.
O evento vai reunir professores, pesquisadores, técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Centro Tecnológico do Gás (CTGás-ER), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) e da Federação das Empresas de Passageiros do Nordeste (Fetronor).
O superintendente da Fetronor, Eibling Menegazzo, abrirá o ciclo de palestras e vai falar sobre a emissão de poluentes pela frota de ônibus. O palestrante vai apresentar os resultados do programa “Despoluir”, desenvolvido pela Federação. Em seguida será a vez do representante do CTGás, Glauber José Turolla Fernandes, que vai descrever os Aspectos Técnicos da Avaliação e Monitoramento da Qualidade do Ar. No ano passado, o CTGás instalou equipamentos no Parque da Cidade para fazer esse monitoramento e confirmar se Natal tem mesmo o ar mais puro das Américas.
O engenheiro civil, Jean Leite Tavares, do IFRN, fala sobre a questão da qualidade do ar na gestão municipal. “Desafios e Potenciais do Município do Natal”. Ele é professor efetivo da Diretoria Acadêmica de Recursos Naturais do IFRN. A professora Judith Johana Hoelzemann, do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, vai apresentar pesquisa feita sobre a qualidade do ar em Natal e no Rio Grande do Norte. O supervisor de fiscalização atmosférica e sonora da Semurb, Evânio Mafra, será o mediador do debate.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!