A Rússia perdeu a apelação contra seu banimento da Paraolimpíada do Rio de Janeiro de 2016 no mês que vem devido a um programa de
doping patrocinado pelo Estado, disse a Corte Arbitral do Esporte (CAS), a mais alta instância jurídica do esporte, nesta terça-feira.
A decisão de excluir toda a delegação da Rússia da Paraolimpíada, tomada inicialmente em 7 de agosto pelo Comitê Paraolímpico Internacional (CPI), significa que pelo menos 250 competidores russos estarão ausentes do evento entre os dias 7 e 18 de setembro.
A CAS disse que sua comissão avaliou que o CPI "não violou nenhuma regra de procedimento ao tratar do processo disciplinar" que levou à suspensão da Rússia do evento.
O tribunal acrescentou que o veredicto foi "proporcional nestas circunstâncias" e que o Comitê Paraolímpico Russo "não apresentou nenhum indício contradizendo os fatos nos quais a decisão do CPI se baseou".
O CPI foi mais longe do que o Comitê Olímpico Internacional (COI), que não chegou a impor uma suspensão coletiva à Rússia na Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016 deste mês, deixando a decisão nas mãos das federações esportivas internacionais.
O imbróglio gira em torno de um relatório feito para a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) que revelou que o governo russo e o serviço de segurança FSB acobertaram centenas de casos de doping na maioria dos esportes olímpicos durante anos, assim como em eventos paraolímpicos.
Segundo a agência de notícias Tass, o ministro do Esporte russo, Vitaly Mutko, disse que a decisão da corte é ilegal e tem motivação política.
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!