O proprietário de uma clínica de idosos de 40 anos foi preso na manhã de terça-feira (14), em Sorocaba (SP). A ação realizada pela Delegacia do Idoso, Vigilância
Sanitária e da Ordem dos Advogados do Brasil constatou maus-tratos contra onze pacientes e, somou ainda, irregularidades como remédios com prazos de validade vencidos.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito irá responder por crimes de relação de consumo e por maus-tratos. A Vigilância apreendeu medicamentos com prazos vencidos e o estabelecimento, localizado no Jardim Europa, foi autuado neste primeiro momento.
O vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso de Sorocaba, Luiz Gildes, acompanhou o flagrante na clínica. Ele afirmou ao G1 que denúncias indicavam a falta de cuidadores no período noturno para monitorar os pacientes. “Quando chegamos ao local, eles estavam sujos e o cheiro estava forte. Inclusive, uma das senhoras estava passando frio”, lamenta.
Após denúncias feitas no Ministério Público e na Vigilância Sanitária foi planejada uma ação para flagrar a situação. Ao chegarem no local, fiscais constataram que alguns idosos ficavam amarrados e “quando encontramos uma pessoa já é chocante, imagine 11? Todos em um lugar que é prestador de serviço e que está recebendo por isso”, comenta o vice-presidente.
Os idosos continuam no local, mas segundo o vice-presidente, eles deverão tomar providências legais para conseguir retirar esses pacientes da clínica.
De acordo com a polícia, o homem foi encaminhado para o Centro de Detenção Provisória de Sorocaba.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!