Páginas

sábado, junho 04, 2016

CNJ abre investigação para apurar conduta de ex-ministro de Temer

http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A corregedora nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Nancy Andrighi, instaurou nesta quinta-feira (3) procedimento para apurar conduta do ex-conselheiro
do órgão e ex-ministro da Transparência, Fiscalização e Controle Fabiano da Silveira.
Reportagem exclusiva do Fantástico exibida no último domingo (29) revelou novas gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. Nos diálogos, Fabiano Silveira critica a postura da Procuradoria Geral da República na Operação Lava Jato e dá orientações sobre estratégias de defesa ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao ex-dirigente da subsidiária da Petrobras. Tanto Renan quanto Machado são investigados pela Lava Jato, suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção que atuava na Petrobras.
Nancy Andrighi também pediu informações ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre a delação premiada do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, que gravou conversas com Silveira.
A corregedora quer obter informações para decidir se o ex-ministro deve ser punido pelo CNJ em razão de funcionamento inadequado de suas funções como conselheiro do órgão. À época em que ele participou do encontro com o presidente do Senado e com Sérgio Machado, Fabiano Silveira ainda atuava no Conselho Nacional de Justiça.
Apesar de não terem de ser necessariamente magistrados de carreira, os conselheiros do CNJ estão submetidos às mesmas regras do que juízes.
Segundo as gravações, Silveira também teria procurado policias federais para apurar o andamento de inquéritos nos quais Renan Calheiros é alvo. Advocacia administrativa é um crime tipificado no Código Penal.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!