O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas apoiou nesta sexta-feira (11) as recomendações do secretário-geral Ban Ki-moon para repatriar as
unidades de forças de paz onde haja razões para suspeitar que o seu pessoal tenha participado de abuso e exploração sexuais.
As Nações Unidas na semana passada relataram 99 acusações de que capacetes azuis, os integrantes das forças de paz da ONU, haviam participado de exploração e abuso sexuais em 2015. Os dados mostram um aumento em relação às 80 acusações de 2014 em todo o sistema de manutenção de paz da ONU. A maioria dos casos em 2015 – o equivalente a 69 – envolveu pessoal de 10 missões de paz.
O conselho de 15 países adotou a resolução proposta pelos Estados Unidos em apoio às recomendações de Ban e também disse que, se um país não investigar as acusações, não responsabilizar os agressores ou não informar a secretaria-geral sobre as ações, as suas tropas deveriam ser repatriadas.
Houve 14 votos a favor da resolução. Ninguém votou contra, mas o Egito se absteve.
A resolução expressa “preocupação profunda com as acusações sérias e contínuas e não declaradas de exploração e abuso sexuais por tropas de paz das Nações Unidas e por forças que não são das Nações Unidas, incluindo pessoal militar, civil e policial”.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!