O COI (Comitê Olímpico Internacional) minimizou nesta quarta-feira (12) as preocupações quanto às condições para prática
esportiva da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas, dois locais de competição da Olimpíada de 2016. Dirigentes do órgão reunidos no Rio de Janeiro declararam que ambos os espaços receberão disputas olímpicas e não colocarão em risco a saúde de atletas. Anunciaram ainda que estão dispostos a nadar na Baía de Guanabara, local reconhecidamente impróprio para banho.
"Podemos mergulhar todos juntos", afirmou a presidente da Comissão de Coordenação do COI para a Olimpíada de 2016, Nawal El Moutawakel, ao lado de colegas do COI. "Podemos trazer mais gente."
A declaração de Nawal foi dada durante entrevista coletiva concedida nesta tarde, na sede do Comitê Organizador Rio-2016. Ela e o diretor executivo do COI, Christophe Dubi, foram questionados sobre a promessa olímpica de despoluição da Baía de Guanabara, a qual não será cumprida pelo governo do Estado.
Dubi afirmou que o COI está focado em garantir as condições de competição para a Olimpíada, e disse que o trabalho para isso está sendo feito. O próprio Dubi já havia declarado meses atrás, em entrevista à BBC, que não considera a qualidade da água tão ruim e estaria disposto a mergulhar na Guanabara. Perguntado novamente sobre o assunto nesta tarde, riu e foi interrompido por Nawal. Ela, com um sorriso no rosto, anunciou o "mergulho coletivo".
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!