O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) concluiu na madrugada desta quinta-feira (9) a obra de recolocação da cerca de proteção
do Morro do Careca, cartão-postal de Natal. A duna, que possui quase 100 metros de altura, fica na praia de Ponta Negra, na Zona Sul da cidade. Feita de madeira maçaranduba trazida do Pará, a cerca tem 99 metros de extensão por 1,80 metro de altura.
Segundo o próprio Idema, a antiga cerca cedeu em março em função do avanço das marés. Na época, o órgão providenciou de forma emergencial a remoção da velha estrutura para que fossem evitados acidentes, e abriu um processo para a reconstrução do equipamento. Além da cerca, o Idema instalou placas de orientação aos visitantes e banhistas quanto a proibição do acesso ao morro.
A Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam) é responsável pela fiscalização do local entre as 6h e 18h. Não foram registrados transtornos nem insistência dos visitantes em subir durante o período de reconstrução da cerca.
Escalada proibida
O Morro do Careca é o principal símbolo turístico e cartão-postal de Natal. É uma duna de 107 metros margeada por vegetação. Localiza-se ao extremo sul da praia de Ponta Negra. No passado, a duna era fonte de diversão. Banhistas e turistas escalavam o morro e o desciam com a ajuda de uma prancha de madeira chamada de skibunda. No entanto, desde o fim dos anos 1990, sua escalada foi proibida como medida de preservação da mata nativa e, também, para evitar a descida da areia e diminuição da altura do morro.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!