Vencedor das duas últimas edições do Brasileirão, o Cruzeiro inicia sua busca pelo terceiro título consecutivo neste domingo, a partir
de 16h, contra o Corinthians.
O time mineiro, no entanto, não poderá atuar em seus domínios. Por decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), devido a incidentes com a torcida na competição de 2014, perdeu um mando de campo. Escolheu jogar na Arena Pantanal, em Cuiabá, Mato Grosso.
Como em 2014, o Corinthians novamente fará sua estreia como visitante e em um campo neutro. No ano passado, enfrentou o Atlético-MG no Parque do Sabiá, em Uberlândia, porque a equipe mineira também perdeu o mando de campo em razão de problemas com sua torcida no campeonato do ano anterior.
O Cruzeiro, historicamente, é o terceiro melhor mandante do Brasileirão. Desde que a competição passou a ser disputada em pontos corridos, em 2003, a equipe mineira, que recebe os visitantes prioritariamente no Mineirão, ganha 66,25% dos pontos em casa. A equipe só é superada pelo São Paulo e o Grêmio no desempenho dos mandantes.
FATOR ESTREIA
O Cruzeiro tem desempenho bem melhor em estreias do que o Corinthians. Entre 2003 e 2014, o time mineiro conseguiu conquistar 61,11% dos pontos em seus jogos na primeira rodada das competições. O time paulista tem índice sensivelmente inferior. Levou apenas 36,36% dos pontos nas jornadas de abertura nesse período.
ATAQUE X DEFESA
O Cruzeiro tem o melhor ataque do Brasileirão em seu período moderno em números absolutos. Marcou 778 vezes, o que também deixa a equipe com a melhor média de gols por partida, de 1,64.
O Corinthians, que disputou uma edição a menos do torneio desde que os pontos corridos foram implementados uma vez que foi rebaixado para segunda divisão uma vez, assinalou 578 gols, média de 1,32 por jogo, a décima terceira melhor entre os times da elite.
A defesa corintiana tem desempenho bem melhor no ranking. Sofre 1,13 gol por jogo e se coloca como terceiro melhor na listagem histórica da série A. Os cruzeirenses levam 1,29 gol por jogo e ficam em nono lugar nesse item.
JOGO DURO
Quando o assunto é cartão amarelo, os corintianos se mostram um pouco mais disciplinados que os mineiros. Recebem, em média, 2,4 advertências desse tipo enquanto o Cruzeiro leva 2,43 por jogo. No ranking, ficam, respectivamente, em quarto e sétimo lugares.
Nos cartões vermelhos, as posições são as mesmas, com média de 0,169 por jogo para o Corinthians e 0,174 para o Cruzeiro.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Foram 54 os confrontos entre as equipes no Brasileirão entre 1971 e 2014. A vantagem é corintiana com 27 vitórias (40%). Os cruzeirenses venceram em 23 oportunidades (34%).
Fonte: Uol
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!