Boas notícias para o homem do campo. A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) divulgou a previsão climática para o mês de março.
Segundo o meteorologista Gilmar Bistrot, haverá boas chuvas em todo o Estado. Ele explica que março é o mês mais chuvoso do semiárido nordestino e a expectativa é de pelo menos 201mm de chuva durante o período.
De acordo com o meteorologista, o período chuvoso já começou no interior do Estado desde fevereiro. "O mês passado já terminou com boas chuvas em muitas cidades do interior, diferente do normal. Tivemos uma boa distribuição dessas precipitações em todas as regiões. Esperamos uma regularidade maior neste mês, já que estamos no início da estação chuvosa. Analisando as condições para os próximos dias, essas chuvas deverão aumentar em termos de volume, principalmente na faixa litorânea", declarou.
Embora o volume de chuvas tenha aumentado no mês de fevereiro, o meteorologista Gilmar Bistrot informou que ainda não proporcionaram mudanças no manancial hídrico dos açudes do Estado.
"A situação continua crítica e é preciso esperar a entrada dessas chuvas que estão para acontecer em março e abril. Só então teremos uma resposta definitiva, com relação ao armazenamento de água dos açudes. Por enquanto, a situação é de calamidade pública", concluiu.
Agricultores se animam com período chuvoso do Estado
Os mais de três anos de estiagem vivenciados pelos potiguares atingiram de forma muito mais sensível os agricultores do Estado. Na região de Mossoró, o período chuvoso de 2015, que já registra 198mm de precipitação, empolga os lavradores que já começam a preparar a terra.
O agricultou Eliezer Caciano, morador do assentamento São Romão, na zona rural de Mossoró, comenta que os últimos três anos foram de muito sofrimento para o povo da região, que depende de um bom índice de chuvas para trabalhar. "Os últimos anos foram só prejuízo, esperamos que em 2015 seja diferente", comenta.
Ele, que trabalha com melão, afirma que muitas chuvas são prejudiciais para a sua plantação, mas a falta de chuva dos anos anteriores inviabiliza a produção. "O Dia de São José é a nossa última esperança. Torcemos que o inverno permanece à altura de nossas expectativas, senão teremos mais um ano de perdas", concluiu Eliezer.
Volume de chuvas
- Acumulado de 2012 - 400mm
- Acumulado de 2013 - 400mm
- Acumulado de 2014 - 450mm
Janeiro e fevereiro de 2015 - 198mm
- Março de 2015 - 201mm
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!