Na manhã do último sábado (21), o Terminal de Passageiros do Porto de Natal recebeu a primeira embarcação de 2015, com cerca de 300 pessoas, vindos de Salvador
com destino a Fortaleza. Foi uma passagem rápida pela capital potiguar, de pouco mais de quatro horas. Neste domingo (22), mais uma embarcação atraca em Natal. Apesar dessas duas embarcações, a movimentação ainda é considerada discreta. Durante o mês de janeiro, em plena alta estação, não houve nenhuma embarcação atracada no Terminal de Passageiros.
Com pouco mais de seis meses de inauguração, o Terminal de Passageiros teve um investimento superior a R$ 72 milhões e tem capacidade de receber até três mil pessoas que cheguem a Natal por meio de cruzeiros. De acordo com a Companhia de Docas do Rio Grande do Norte (Codern), a expectativa é que só em 2017 o Terminal de Passageiros esteja consolidado.
“Esse planejamento com as empresas que fazem os cruzeiros dura no mínimo três anos para poder consolidar um local. 2015 será o primeiro ano e acreditamos que 2017 será o ano que o Terminal de Passageiros esteja consolidado no cenário nacional. Mas até lá, teremos um crescimento progressivo, que já deve ser sentido no segundo semestre deste ano, pois a procura está grande”, afirma o diretor-presidente da Codern, Emerson Fernandes.
Além disso, a Codern aguarda a liberação de um arrendamento da área do terminal que fica aberta ao público. Essa liberação depende da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), que também não informou quando essa liberação será feita. Emerson Fernandes explica que até o final de março essa situação deve ser definida pela Secretaria de Portos, uma vez que o estudo mostrando a viabilidade econômica do Terminal já foi apresentado.
“Isso é muito importante para o Terminal de Passageiros de Natal, pois será um atrativo a mais tanto para o turista, quanto para o natalense, já que a área de restaurantes será aberta a todos. Quando conseguirmos concluir essa fase iremos agregar ainda mais valor ao Terminal de Passageiros de Natal”, afirma o presidente da Codern.
Estrutura
O Terminal de Passageiros do Porto de Natal conta com estrutura capaz de abrigar bares, restaurantes, lojas de artesanato, balcões de atendimento, escritórios de órgãos públicos – como Anvisa, Polícia Federal e Juizado de Menores -, ambulatório médico, restaurante e salão de exposições.
A obra inclui um novo prédio de dois pavimentos, erguido próximo ao largo da Rua Chile, a ampliação do cais e a instalação de um dolfin de amarração, ao qual poderão ser atados navios de até 250 metros. Também está prevista uma balsa flutuante, para possibilitar o desembarque de turistas que chegarem à cidade em grandes navios.
Fonte: Portal JH
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!