Páginas

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Investigadores dizem não ter indício de terrorismo em queda da AirAsia

Militares indonésios carregam caixa-preta do voo 8501 da AirAsia na base aérea de Pangkalan Bun, após o equipamento ser retirado do mar e levado a terra (Foto: Darren Whiteside/Reuters)Investigadores da Indonésia disseram nesta segunda-feira (19) que não encontraram nenhuma evidência até agora que indique que o avião da AirAsia que caiu no
Mar de Java em dezembro de 2014 tenha sido alvo de terrorismo. A aeronave tinha 162 pessoas a bordo.
O investigador Andreas Hananto disse à Reuters que um time de 10 pessoas do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes do país não encontrou nenhum indício de ameaça nas gravações de voz encontradas nas caixas-pretas do voo QZ-8501.
“Se houvesse terrorismo, teria uma ameaça de algum tipo”, disse o investigador. “Naquela situação crítica, a gravação indica que o piloto estava ocupado tentando lidar com o avião.”
O A320-200 desapareceu dos radares em 28 de dezembro, cerca de 40 minutos após decolar de Surabaya, na Indonésia, com destino a Cingapura. Não houve sobreviventes.
Os investigadores disseram já ter ouvido todo o conteúdo da gravação, mas apenas metade já foi transcrito. “Nós não ouvimos nenhuma outra voz que não fosse a dos pilotos”, disse Nurcahyo Utomo, outro investigador envolvido no caso. “Não ouvimos nenhum som de disparos ou explosões. Até agora, baseado nisso, podemos eliminar a possibilidade de terrorismo.”

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!