A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a Situação de Emergência (SE) em três Municípios brasileiros. Dentre eles
Ipecaetá, na Bahia, Constantina e Manoel Viana, ambos localizados no Rio Grande do Sul. Os reconhecimentos foram oficializados por meio da Portaria 2/2015, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 19 de janeiro.
A medida foi tomada devido à ocorrência de estiagem e fortes chuvas. Enquanto que a Bahia agoniza com a seca, a chuva parece estar concentrada na Região Sul do Brasil.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia que informou que 174 Municípios decretaram no ano passado Situação de Emergência em função da seca. Com isso, o órgão calcula que mais de 1,8 milhão de pessoas foram atingidas na região.
No Rio Grande do Sul, as variações climáticas já causaram efeitos negativos. Somente neste ano, o excesso de chuva no Estado provocou danos e prejuízos em 11 Municípios gaúchos. Mais 360 casas foram danificadas por enchentes, enxurradas e ventos fortes, deixando 1.042 pessoas afetadas, segundo informações da Defesa Civil.
Fonte: Agência CNM
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!