Páginas

terça-feira, maio 13, 2014

Comitê de Educação se reúne para discutir ações do RN Sustentável

 http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/A Governadora Rosalba Ciarlini participou, na manhã desta segunda-feira (12), de reunião com o Comitê de Educação do Programa RN Sustentável. Estavam presentes
também a Secretária Estadual de Educação, Betânia Ramalho, o Secretário Adjunto, Joaquim Juraci Farias, a Secretaria Municipal de Educação de Natal, Justina Iva, a vice-presidente estadual da União dos Dirigentes e Gestores Municipais de Educação, Geane Dantas, o Diretor Presidente da Emater, Flávio Azevedo e secretários de educação de vários municípios potiguares.

O objetivo do encontro foi detalhar as ações que compõem os investimentos do Programa para área da educação. A expectativa é que o RN Sustentável possa beneficiar os 300 mil alunos matriculados nas 700 escolas da rede estadual de ensino de acordo com as necessidades de cada região.

Durante a abertura da reunião, a Governadora pediu interação e colaboração de todos para otimizar os resultados. “Conto com o esforço, a compreensão e, principalmente, com as idéias de todos para que possamos cada vez mais avançar na educação”, disse. Na educação, o Programa RN Sustentável vai atuar em várias frentes.

No caso da zona rural, a alfabetização e compra da produção irão beneficiar 12,5 mil agricultores familiares dos 23 municípios com os maiores índices de analfabetismo. Anualmente serão ofertadas 100 turmas para educação de jovens e adultos. Enquanto moradores de áreas marginalizadas serão beneficiados com programas de formação técnica e profissional.

Ações que contemplam a melhoria na infraestrutura e no ensino também fazem parte do Programa. Serão construídas escolas de Ensino Médio com 10 salas; ampliação e reforma de 35 escolas; reparação de 60 escolas; e compra de mobiliários e equipamentos para todas as unidades de ensino.

Além da criação de um Sistema de Avaliação da Educação Básica e Profissional do Rio Grande do Norte (SAB-RN) com objetivo de monitorar e avaliar a qualidade da educação. Estado e municípios devem trabalhar juntos. Para isso, a Secretaria Estadual de Educação vai ofertar apoio técnico voltado à adoção de políticas comuns e definição de um padrão de qualidade para rede pública. 

O RN Sustentável vai beneficiar os 167 municípios do Rio Grande do Norte. A iniciativa é do Governo do Estado e será desenvolvido a partir de empréstimo com o Banco Mundial com previsão de cinco anos de investimento que totalizam 540 milhões de dólares.

Reprodução Cidade News Itaú via Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!