A atração principal da noite desta quarta-feira foi o estreante Alexandre Pato. O atacante contratado por empréstimo pelo
São Paulo em negócio impactante com o rival Corinthians, há pouco mais de um mês, finalmente jogou pela primeira vez vestindo a nova camisa. Foi contra o CSA, em Maceió, pela primeira fase da Copa do Brasil. E foi bem: aos 2 minutos, marcou um gol, anulado pela arbitragem. Durante o resto da partida, mostrou empenho tático e participação ativa, que lhe faltaram no Corinthians. E o São Paulo venceu: 1 a 0, gol de Osvaldo, placar que não elimina o jogo de volta.
Pato impressionou. O time adversário, pela inferioridade técnica e física, contribuiu para que ele tivesse uma estreia nada complicada. O novo camisa 11 se mostrou solidário atuando como segundo atacante, buscou jogo na linha do meio de campo e tentou distribuir bolas para os companheiros. A estreia sem gol, no entanto, foi a primeira da carreira de Pato. Ele havia marcado gols nos primeiros jogos disputados por Internacional, Milan (ITA), seleção brasileira e Corinthians.
Muricy Ramalho não tirou Osvaldo, como se esperava, mas sim Paulo Henrique Ganso, que marcara um golaço na vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians, no clássico do último domingo. Pato entrou no esquema como segundo atacante, atrás de Luis Fabiano no típico 4-2-3-1, com Pabon na ponta direita e Osvaldo na ponta esquerda. O meia armador deu lugar a um ponta de lança.
A torcida no estádio Rei Pelé deu efeito semelhante à do Morumbi. A enorme maioria dos presentes na arquibancada trajou branco, vermelho e preto, e cantou a favor do time visitante. Sob tais gritos, Pato demorou dois minutos para colocar uma bola nas redes. O árbitro, porém, viu domínio com o braço e invalidou o lance.
O CSA também teve um gol anulado, ainda no primeiro tempo. Jeferson Maranhense encontrou Mineiro impedido, pelo menos um metro à frente do último defensor são-paulino. Ele finalizou e fez o gol, mas o auxiliar já havia assinalado o impedimento.
Autor do gol da vitória, Osvaldo decepcionou minutos antes de balançar as redes. Ao roubar bola em erro de saída do CSA, ele partiu para cima do último defensor adversário e preferiu finalizar – para fora – a tocar para Luis Fabiano, completamente livre, na entrada da área. Depois, no segundo tempo, Osvaldo recebeu assistência de Pato, dominou na área, no meio da marcação, e saiu de dois defensores com habilidade para estufar as redes.
Foi a segunda – porque teve a de Pato – que o curioso goleiro Pantera, do CSA, não pegou. O arqueiro oscilou durante o jogo, e alternou lances vergonhosos com grandes defesas. Teve saídas de bola totalmente fora do tempo, errou quase tudo ao sair jogando, mas mostrou reflexo em diversas finalizações são-paulinas.
Agora, a vitória por apenas 1 a 0 obriga o jogo de volta, que será disputado no dia 9 de abril, no Morumbi. A partida atrapalha o calendário tricolor, mas dá a Pato – impedido de jogar no Paulistão – mais uma rara chance de mostrar serviço nesses primeiros meses no novo clube.
FICHA TÉCNICA
CSA 0X1 SÃO PAULO
Local: Rei Pelé, Maceió (AL)
Data: 12 de março de 2014, quarta-feira
Horário: 22h (de Brasília)
Árbitro: Renan Roberto de Souza (PB)
Assistentes: Luis Filipe Gonçalves Correa e Oberto da Silva Santos (ambos da PB)
Gols: Osvaldo (8' do 2ºT)
Cartões amarelos: Alvaro Pereira (São Paulo)
CSA: Pantera, Pedro Silva, Tiago Garça, Roberto Dias e Mineiro; Charles Vagner, Lucas, Daniel Costa e Santos (Vassoura); Jeferson Maranhense e Uéderson (Thiago Furtuoso). Técnico: Oliveira Canindé
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos (Edson Silva) e Alvaro Pereira; Wellington, Maicon, Pabon e Osvaldo (Ademilson); Alexandre Pato e Luis Fabiano (Paulo Henrique Ganso). Técnico: Muricy Ramalho
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!