sábado, março 01, 2014

Autorizações de novos medicamentos para o tratamento da Aids serão feitas no RN

 Blog cidade News ItaúA Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) oficializou, na última quarta-feira (26), ao Ministério da Saúde, a
formação da Câmara Técnica Autorizadora para esquema de tratamento de Aids de 3ª linha.

A informação é da coordenadora do programa na Sesap, Sônia Cristina, para quem a Câmara representa descentralização e agilização da continuidade do tratamento. “A medida da Sesap, em formar esta Câmara, permitirá uma desburocratização dos processos de autorizações de novos medicamentos e trará benefícios, principalmente, aos pacientes que apresentarem resistência ao esquema terapêutico comumente utilizado, visando à melhoria da qualidade da assistência.

Muitas vezes, durante o tratamento, é necessária a retomada da carga viral, que visa garantir o controle da doença em determinados pacientes e esse controle se faz com novos medicamentos. Os procedimentos de autorizações, que antes dependiam do aval de profissionais de Brasília e, às vezes, demorava até uma semana, passam a ser feitas no RN, com médicos do próprio estado”, explica.

A descentralização era algo permanente cobrado ao Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde pelo Programa Estadual de DST Aids e Hepatites Virais, assim como pelos médicos que atuam na assistência das Pessoas Vivendo com HIV Aids e outros profissionais dos Serviços de Atenção Especializada.

A formação da Câmara se deu de forma positiva devido ao grande envolvimento dos médicos infectologistas do Hospital Giselda Trigueiro, que já demonstravam compromisso e qualificação para assumir a câmara técnica dando resposta a todo o estado.

A câmara técnica será composta por: Dra. Maria Tereza da Costa Dantas, Dr. Sávio Bezerra de Souza e Dr. Francisco Américo Micussi e terá como autorizador o Dr. Eugênio França de Rêgo.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!