Moradores de Cascavel, no oeste do Paraná, estão usando os celulares para fiscalizar políticos, obras e a estrutura da cidade. Depois de baixar um aplicativo lançado pela
Câmara de Vereadores, o usuário pode fotografar o problema que encontrou e cadastrar a imagem pelo GPS do aparelho. A informação segue em tempo real até a ouvidoria da câmara, onde funcionários veem a fotografia em um mapa do local exato onde ela foi tirada.
Cada caso é avaliado em plenário pelos vereadores no prazo de uma semana e, na sequência, encaminhado para a prefeitura - responsável por tomar as providências. Durante todo o processo, quem fez a reclamação é informado por e-mail do passo a passo da denúncia. A ferramenta também permite que o cidadão marque o vereador sobre o qual queira receber atualizações do trabalho realizado durante todo o mandato.
Na primeira semana de funcionamento, pelo menos 20 denúncias foram cadastradas na página da câmara na internet. A vendedora Rita de Cássia Gervickas foi uma das primeiras a usar a ferramenta. Ela cobrou uma vaga de UTI para a avó, uma senhora de 80 anos que está internada desde o dia 16 de fevereiro em uma Unidade de Pronto-Atendimento de Cascavel. “Eu fiz a denúncia, recebi uma ligação da ouvidoria e agora estamos esperando conseguir a vaga. Minha avó está na fila de urgência, por isso a gente tem pressa.”
Alex Sandro de Oliveira denunciou o mato alto em um terreno por onde costuma passar ao fazer caminhadas. “É uma mídia que tem poder, porque direciona todas as fotos que eu tirei diretamente para o site”, conta o corretor de imóveis.
"Além de modernizar o trabalho, esse projeto estimula a transparência e acessibilidade, porque os moradores podem fiscalizar e reclamar sem precisarem vir até a câmara”, diz o presidente da casa, vereador Márcio Pacheco (PPL).
Uma empresa da cidade cobrou R$ 7 mil para criar o aplicativo, disponível para celulares com sistema Android e IOS. Somados os custos de hospedagem na internet e outros serviços, o gasto total foi de R$ 36 mil.
A Câmara de Cascavel tem usado ainda outras tecnologias para se comunicar com os moradores. Aproximadamente 47 mil pessoas estão cadastradas para receber por e-mail as decisões tomadas pelos vereadores, assim que terminam as sessões. Também é possível acessar todas as redes sociais para saber informações do legislativo municipal.
Além do aplicativo, as denúncias podem ser feitas pelo telefone da ouvidoria, por meio de ligações tradicionais. O número é (45) 3221-8846.
Reprodução Cidade News Itaú
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