O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) do Rio Grande do Norte divulgou hoje (24) um dado preocupante: cresceu em 2013 o número de infrações
gravíssimas, aquelas que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considera mais preocupantes, como dirigir sem habilitação ou sob efeito de bebida alcoólica, etc., que geralmente coloca em risco à segurança no trânsito. No total, foram registradas quase 17 mil multas, onde 57% delas foram por infrações gravíssimas.
O CTB diferencia as infrações de acordo com a sua gravidade. A primeira é a leve, que progride para média, grave e gravíssima. Dentro da escala que é a considerada como menos tolerável, a maior incidência registrada pelo Detran foi nos casos de “conduzir o veículo registrado que não esteja devidamente licenciado” e “dirigir sem possuir CNH ou permissão para dirigir”, que geraram respectivamente 6.403 e 2.656 autuações. Dirigir bêbado gerou 1.397 punições.
Em comparação com os dados registrados no ano anterior pelo Setor de Estatística do Detran, os norte-rio-grandenses andaram mais na linha e a quantidade de multas caiu razoavelmente, no entanto, as infrações gravíssimas aumentaram. Em 2013, foram aplicadas 16.940, sendo que as infrações de maior repressão ficaram com 57,63%. No ano anterior, foram registrados 29.395 autos de infração, quando as gravíssimas ficaram com 42,39% do montante.
Por meio de nota publicada no seu site, o Detran faz um importante alerta aos condutores: “O que pouca gente sabe é que existem algumas dessas infrações que ocasionam a suspensão do direito de dirigir. No entanto, é importante ressaltar que os condutores não são suspensos imediatamente, pois têm amparo legal para apresentar defesa e recorrer das multas, conforme a Resolução 182/2005 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN)”.
Para ter a Carteira Nacional de Habilitação restituída, no caso das infrações que resultam no recolhimento, os condutores devem fazer o curso de reciclagem previsto na resolução 285 do Contran. Após cumprir o período de suspensão e o curso, o motorista terá sua CNH de volta. Os dados que alimentaram o estudo do Detran/RN foram coletados até o dia 16/12/2013.
Para saber quais infrações são gravíssimas, graves, médias e leves, clique AQUI.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!