A produção de melão em Mossoró e região passa a contar, oficialmente, com mais um diferencial na busca pela expansão no mercado. O
certificado de Indicação Geográfica de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), foi entregue ontem ao Comitê Executivo de Fitossanidade do Rio Grande do Norte (Coex).
De posse do certificado, produtores inseridos nos 13 municípios que integram a área contemplada poderão solicitar o direito de utilização do selo, a expectativa é que a condecoração aumente a força do produto no mercado.
Franco Marinho, gestor do Projeto de Fruticultura do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN), afirmou que as expectativas são muito boas para o Estado e também para os produtores.
"Estamos muito otimistas com os resultados que a certificação em Indicação Geográfica poderá trazer para os produtores da região. É um diferencial de mercado importante, que agregará valor ao produto e trará ainda mais reconhecimento ao melão da região", afirmou o gestor.
A conclusão do processo de Indicação Geográfica de Procedência ocorre cinco anos após o início das pesquisas e estudos, realizadas pelo Sebrae no Rio Grande do Norte junto com o Coex. A Indicação Geográfica de Procedência foi concedida no dia 17 de setembro.
A Indicação Geográfica representa um avanço para o melão produzido na região de Mossoró. Além de agregar valor ao produto, o selo atuará também como barreira protetora para a economia regional. Na prática, significa que produtos semelhantes, mas sem os mesmos padrões do produto potiguar, deixarão de ser comercializados como se fossem produzidos na região de Mossoró.
Os pequenos agricultores também comentaram a importante conquista da fruticultura do Estado. Francisco Gomes, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Lavoura de Mossoró, comentou a condecoração nacional. "Isso é muito importante, porque até mesmo para os agricultores familiares, que não sentirão tão diretamente o peso desse selo, se beneficiarão com a conquista, ganhando respaldo e renome às suas pequenas produções."
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!