O forte terremoto que atingiu nesta terça-feira (15, no horário local) as Filipinas deixou ao menos 20 mortos na região turística de Cebu, no centro do arquipélago, segundo as autoridades locais.
Segundo a Defesa Civil, 15 mortes ocorreram em Cebu, a segunda principal cidade do país. Outras cinco mortes foram registrados na vizinha Bohol e nas Ilhas Siquijor, conhecidas por suas praias de areia branca e águas claras.
Quatro pessoas morreram e várias ficaram feridas em um mercado de peixes que desabou em Cebu, outra pessoa morreu em um mercado próximo, e um menino morreu pisoteado por uma multidão em pânico que fugia de um prédio, na mesma cidade, informou o governador Hilario Davide à rede de televisão ABS-CBN.
Cebu, com uma população de 2,5 milhões de pessoas, é o centro político, econômico, cultural e universitário da região central das Filipinas.
O tremor ocorreu às 8h12 local (21h12 Brasília) e seu epicentro foi situado a apenas cinco quilômetros a leste de Balilihan, na região de Bohol, a uma profundidade de 56 km, revelou o serviço geológico dos Estados Unidos (USGS), que revisou a magnitude de 7,2 para 7,1. O terremoto principal foi seguido por dois tremores secundários, de magnitude 5.
O centro de alerta de tsunamis, no Pacífico, não emitiu qualquer alerta.
O USGS emitiu um alerta "amarelo" após o terremoto, indicando que "vítimas e danos materiais são possíveis", mas com "impacto relativamente localizado". "Os alertas amarelos são emitidos visando uma resposta local e regional", destacou.
Cebu fica diante de Balilihan, mas do outro lado do estreito de Cebu, a cerca de 60 km, e é a quinta cidade mais populosa das Filipinas. (Com AFP)
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!