Representantes da Fifa, do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL) e dos governos municipal e estadual realizaram nesta segunda-feira uma visita técnica às obras da Arena das Dunas, em Natal. O estádio potiguar para o Mundial do próximo ano chegou à marca dos 90,75% de conclusão, e tem previsão de entrega para 31 de dezembro. Algumas das 42 mil cadeiras azuis já foram instaladas nas arquibancadas, o gramado já tem "cara" de campo de futebol e oito das 20 "pétalas" da cobertura já estão prontas.
Segundo o chefe do Departamento de Operações da Copa do Mundo, Chris Unger, o avanço na construção é visível. Ele esteve pela última vez em Natal no começo do ano, quando "não havia muita coisa para ver", e agora comemora o estágio atual da obra. Em português, o norte-americano afirmou que "a Arena das Dunas é um estádio único".
- Estive aqui em janeiro e não vi muita coisa. Até porque não havia muito o que ver. Agora já temos um estádio praticamente pronto. Muito bonito e funcional também. Viemos apenas checar alguns pontos, e ficamos muito satisfeitos. Natal tem um estádio único, sem dúvida. Voltaremos em março de 2014, quando não será mais necessário usar capacetes (risos) - falou em entrevista coletiva.
O gerente-geral de Integração Operacional do COL, Tiago Paes, explicou que a vistoria desta segunda-feira avaliou principalmente a funcionalidade da Arena das Dunas, tomando por base pontos como acessibilidade e conforto dos espectadores. O executivo se disse "muito contente", e garantiu ter certeza de que Natal está preparada para sediar o maior evento do futebol mundial no próximo ano.
- Não viemos constatar o avanço da obra física, mas a funcionalidade do estádio. Checamos escadas, elevadores, entre outros pontos. Trouxemos vários especialistas para avaliar questões pontuais, e podemos falar que ficamos muito contentes. A nossa avaliação é bastante positiva - comentou Paes.
Questionado sobre as obras de mobilidade de Natal para a Copa, Tiago Paes se esquivou e disse que elas são de responsabilidade da Prefeitura e do Governo do Estado. Mas o membro do COL também falou ter confiança nos gestores potiguares, e acredita que tudo estará pronto antes do Mundial.
- Essa questão da mobilidade não nos diz respeito. A Fifa se preocupa com os estádios. Mas penso que dará tudo certo, assim como nas outras cidades-sede - aposta.
O secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Torres, reiterou que todas as intervenções com o objetivo de preparar a capital potiguar para o Mundial serão concluídas antes do evento. Ele também adiantou que os assentos móveis da Arena (cerca de 10 mil) já estão em processo de licitação, e devem ser instalados até o fim de novembro.
- Desde o princípio, a nossa preocupação tem sido realizar um grande evento em Natal. O estádio está dentro do cronograma e as nossas outras obras também. Isso se deve à integração dos órgãos envolvidos. Já estamos adquirindo as cadeiras móveis, e elas devem ficar prontas já no próximo mês - destacou.
De acordo com o presidente do Consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, os próximos passos na construção do estádio natalense serão a colocação de piso e do forro, além da conclusão da instalação da cobertura e das cadeiras. Ele ainda revela que a Arena receberá três eventos-teste antes da inauguração.
- A Arena das Dunas, em si, está praticamente pronta. Agora vamos focar na parte de acabamento e, claro, no estacionamento e acessos no entorno do estádio. Já em dezembro queremos realizar três eventos internos, que servirão de testes para a obra. Um será para 1.000 pessoas, outro para 2.000, e o terceiro para 10 mil. Esse estádio será o mais bonito da Copa do Mundo, com certeza - concluiu.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!