Mesmo com o Rio Grande do Norte em plena expansão na avicultura, produtores recorreram ao presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) para regularizar o abastecimento de milho para a região Nordeste. O encontro também reuniu produtores do Ceará, Paraíba, Pernambuco, que juntos são responsáveis por 70% da produção de aves para abate na região.
O presidente da Associação norte-rio-grandense de Avicultura, Carlos Diniz fala que o repasse era feito nos últimos vinte anos através de um acordo com o governo federal, mas há um tempo estão “errando a mão”.
“Uma parte do que era exportado para o exterior e para estados brasileiros, mas estão errando a mão. Fica um pouquinho para a Sudene, que pega desde do norte de Minas Gerais até o Maranhão. Mandam quase tudo para o exterior”, afirma Carlos. Ele conta que a distribuição e valores dependem do que é produzido no Brasil.
A reinvindicação dos produtores está tramitando no Ministério da Agricultura. De acordo com documento entregue a Henrique Eduardo Alves na reunião, é necessário a implementação imediata de um programa de complementação de milho para a região.
Sensibilizado com a situação dos produtores nordestinos, Henrique Alves contatou o Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, com quem agendou reunião para tratar do assunto.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!