O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deverá denunciar o atacante Fred, do Fluminense, e o zagueiro Jomar, do Vasco, de acordo com o procurador-geral do tribunal, Paulo Schmitt. Ele já solicitou oficialmente as imagens do clássico e a decisão deverá sair até o fim da semana. A Procuradoria do tribunal analisa os artigos nos quais os dois podem ser enquadrados, ato hostil ou agressão. Schmitt, porém, ressaltou que ainda que ambos sejam denunciados pelo mesmo artigo, será levada em conta a intensidade de cada ato. Fred foi expulso aos 24 minutos do clássico entre Fluminense e Vasco no domingo, em jogo que marcou a reabertura do Maracanã para os clubes cariocas.
Os artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) mencionados por Schmitt são o 250 e o 254-A. No primeiro, para ato desleal ou hostil, pode levar a gancho de uma a três partidas. A punição prevista no artigo 254-A, contudo, é mais severa. A pena mínima, no caso de condenação, é de suspensão por quatro partidas, podendo chegar a 12.
O artigo descreve o lance da expulsão de Fred, uma cotovelada, em seus exemplos de infrações nas quais pode ser aplicado: "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido". Cabe ao tribunal, contudo, analisar se o ato foi intencional, ou não. O lance de Jomar também envolveu o camisa 9 tricolor e será analisado. Não houve marcação de falta ou aplicação de cartão na jogada.
As denúncias devem ser concluídas até o fim da semana pela Procuradoria. Schmitt explicou:
- Eu vi as imagens e as solicitei isso oficialmente para a Procuradoria analisar. Os dois deverão ser enquadrados no mesmo artigo, ato hostil ou agressão, mas é preciso analisar a intensidade dos atos.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!