Páginas

terça-feira, julho 02, 2013

71% dos empresários itauense aprovam mudança da feira livre em Itaú-RN.


Nos últimos dias surgiu no município de Itaú-RN uma suposta “notícia” de que o Prefeito Municipal, Ciro Bezerra (DEM) teria vetado o projeto de Lei nº 003/2013 que mudaria a feira livre do domingo para os sábados devido à maioria dos comerciantes estarem contra a medida.

Mas, a referida notícia não condiz com a realidade dos fatos, visto que a população havia escolhido, com maioria de votos, através do Blog Cidade News Itaú a aprovação da lei (relembre aqui).

Com isso os vereadores não perderam tempo em lançar na pauta da seção da Câmara Municipal, ocorrida no dia 21 de junho de 2013, aprovado por unanimidade (relembre aqui), sendo encaminhado ao Poder Executivo para aprovação da Lei.

O que parecia resolvido, surgiu um fato novo, onde alguns empresários ficaram insatisfeitos com a aprovação dos vereadores, deixando o Prefeito Ciro Bezerra com um abacaxi para descascar, entre a cruz e a espada.

Com o lema de um governo participativo, Ciro se vê agora encurralado na hora de sua decisão. De um lado o povo que clama pela mudança, de outro uma parcela de proprietários que preferem permanecer com o sistema.

Algo curioso é que todos os vereadores foram a favor do projeto, e que após esses novos fatos, surgiram incertezas. Em contato com alguns deles, a reportagem do Cidade News foi informada que os mesmos seguiram a maioria, sugerindo agora uma pesquisa junto aos próprios empresários para saber sua opinião e caso a maioria fosse a favor, eles, os vereadores, derrubariam o veto do prefeito e aprovavam a referida Lei.

Com isso a reportagem do Cidade News se antecipou e resolveu saber a opinião de cada um a respeito do assunto.

Mudança.
O novo assusta!

Palavras ou frases como essas são ouvidas frequentemente no nosso dia-a-dia, principalmente quando o assunto envolve várias pessoas com pensamentos totalmente opostos.

Assim é o ser humano, cada um com seu jeito de agir, de pensar, de analisar e de escolher, onde uma maioria é quem decide os rumos de uma cidade, estado ou país.

Fatos curiosos e inusitados também foram detectados pela reportagem do Cidade News ao cair em campo para pesquisar sobre o Projeto de Lei da Feira Livre 003/2013, de autoria de todos os vereadores do município de Itaú-RN.

Logo no início da pesquisa, no domingo (30/06) nos deparamos com um casal proprietário de um estabelecimento comercial onde um era contra, e o outro a favor, onde foi computado o voto contra o projeto, devido o estabelecimento se destacar com características da proprietária, porém não foi o único caso, outro casal divergiu na opinião, só que neste caso, os dois votos foram computados, pois cada um deles possuía seu próprio comércio.

Opiniões contra e a favor é comum em qualquer tipo de pesquisa, não importa, sempre encontraremos seus pós e contras, e neste caso da feira livre não podia ser diferente. Comerciários do município justificavam sua opção, seja ela a favor, ou seja ela contra.

O caso contra, foi destacado na matéria anterior da empresária Lucicleide Regis (ver aqui), já a defesa dos que votavam a favor, justificavam dizendo que “é só questão de adaptação, essa mudança só é boa para o comerciante e para o funcionário, porque ele vai ter um dia que pode programar uma viagem para desparecer, e isso ajuda a melhorar no atendimento a clientela” disse uma empresária.

Vamos ao resultado da pesquisa:

A Redação do Cidade News entrevistou 82 comerciantes do município de Itaú, que seria afetados diretamente com a homologação da lei, deixando de lado as lanchonetes, bares, restaurantes e postos de combustíveis que não são obrigados a seguir a Lei.

29% dos entrevistados, equivalente a 24 votos, foram contra a aprovação do projeto de Lei.

Já 71% dos entrevistados, equivalente a 58 votos foram a favor da homologação da Lei.

Ficando claro que tanto a maioria da população, quanto a maioria dos comerciantes aprovam o Projeto de Lei impetrado pelos vereadores do município.

Cabe agora ao Prefeito Ciro Bezerra, vetar ou homologar por definitivo o referido projeto. Agora só nos resta espera para saber se “vontade do povo” prevalecerá.

Confira o resultado no gráfico:

Clique na imagem para ampliar



Arlindo Maia da Redação do Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!