segunda-feira, maio 06, 2013

Wilma confirma diálogo com Henrique e que pode disputar Governo ou Parlamento


A presidente do PSB no Rio Grande do Norte, vice-prefeita Wilma Maria de Faria, visitou no último sábado o presidente da Câmara dos Deputados, presidente do PMDB potiguar, deputado federal Henrique Alves. Tratou-se de um fato político, uma vez que, após o encontro, a ex-governadora declarou que jogará o jogo de 2014, podendo assumir a posição tanto de candidata à governadora, quanto de senadora ou de deputada federal.

De uma só vez, além de acenar para uma composição com o PMDB, Wilma mandou um alerta para os aliados, tanto para o vice-governador, Robinson Faria, presidente do PSD e pré-candidato a governador, quanto para a deputada federal Fátima Bezerra, pré-candidata ao Senado. “Eu quero uma candidatura que não me dê problemas. Nem com aliados e nem financeiramente. Eu não tenho os recursos que muitos outros têm”, sinalizou.

Ao Jornal de Hoje, a governadora declarou que a visita a Henrique foi protocolar. “Evidente que nós que já estivemos juntos, falamos sobre política, gentileza de parte a parte”, explicou Wilma. “Por enquanto não tem nada decidido para 2014. Mas, o PSB aceita dialogar com o PMDB. Nós não somos aliados no plano nacional?”, completou a ex-governadora.

Wilma não respondeu se votaria em Henrique Alves para governador ou senador. Disse que não era a hora de abordar, pelo menos publicamente, o tema. Mas interpretou bem o encontro com o peemedebista, ao dizer que se dispôs a “conversar, abrir portas”. “Ele é presidente da Câmara, ocupa uma posição muito importante para nós potiguares, é o primeiro deputado que assumiu (a Presidência da Câmara no RN)”, afirmou.

“Já tivemos conversando em outros momentos políticos. Dificuldade de dialogar nós não temos”, completou a ex-governadora, ainda no tocante à conversa com Henrique Alves. Ao justificar o movimento político, Wilma disse que adota o ponto de vista democrático. “Como presidente do PSB, temos que ouvir vereadores, prefeitos, vice-prefeitos”.

Sobre a abertura dos diálogos, Wilma disse que “entrar no jogo, no sentido de decidir e participar, é uma coisa normal”. Segundo ela, há respeito por sua participação, por presidir no Estado um partido importante no cenário nacional e estadual, além da posição de ex-governadora e ex-prefeita de Natal. “Além do apoio popular que nós temos. E isso tudo me credencia a continuar a luta”, afirmou.

Wilma confirma que pode disputar uma vaga de deputada federal, mas não descarta o governo ou o Senado. “Tenho dito que minha opção pessoal seria pelo legislativo, mas estou aberta a discutir outras possibilidades. Afinal de contas, todos que somos democráticos sabemos que só podemos tomar uma decisão com o apoio de toda a agremiação. Coloco-me à disposição neste sentido”, disse Wilma, confirmando que poderá assumir qualquer posição nas eleições de 2014.



PSB pode compor chapa como vice-governador

Além de sinalizar com candidatura majoritária, Wilma diz que o PSB poderá também negociar com futuros parceiros políticos a indicação de um nome dos seus quadros para vice-governador, e ainda as condições para uma chapa forte de candidatos a deputado federal e estadual.

“A gente tem que manter no coração do povo a esperança e a expectativa de poder, que é fundamental para que a gente some esforços. Meu nome ou o nome de companheiros e companheiros”, afirma a ex-governadora, destacando que o PSB “pode somar com vice, com aliança para ampliar capacidade de fazer número maior de deputados federais e estaduais”, destacou.

“Temos que estar somando nesse processo que tem tudo a ver conosco que é a legislação eleitoral, que nos manda fazer mais alianças. Porque é importante para o partido fazer não só governador e senador, mas também deputado federal e estadual. Tenho que pensar em tudo isso como presidente do partido. Não falo só por mim, pessoa e cidadã, falo também pelo partido”, completou.

Sobre os aliados Robinson Faria (PSD), pré-candidato a governador, e Fátima Bezerra (PT), pré-candidata a senadora, Wilma disse que “estão na mesma luta que eu estou: estão defendendo aquilo que eu defendo: o partido”.

Sobre Robinson Faria, Wilma disse que continua o diálogo, assim como o PT de Fátima Bezerra. “A gente continua conversando e muito próximos. A não ser que haja mudança da parte dele. Mas estamos muito próximos, estamos sempre conversando, a gente sempre conversa”. No que diz respeito ao PT, Wilma Lembra que haverá reunião no próximo dia 10 com os petistas.

“A gente vai conversar, está muito longe das definições. Inclusive temos a reunião do dia 10 com o Partido dos Trabalhadores. Não vai ser importante no sentido de termos decisões, mas serão os primeiros passos”, afirmou.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!