A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) exonerou Ronaldo Cruz da direção geral da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). Ronaldo Cruz era uma indicação do ex-secretário de Agricultura, atual deputado federal Betinho Rosado (DEM), irmão do chefe de Gabinete, Carlos Augusto Rosado. Para o lugar dele deverá ser nomeado Henderson Abreu, mais conhecido como “major”, uma indicação do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB).
A Emater é responsável pela administração do “Programa do Leite”, que tem orçamento anual superior a R$ 70 milhões e atinge fatores econômicos e sociais, por incentivar a bacia leiteira do Estado e distribuir leite gratuitamente para os mais carentes. O Programa do Leite originariamente era gerido pela pasta de Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). Foi assim no governo Garibaldi Filho (PMDB) e Wilma de Faria (PSB). No governo Iberê Ferreira de Souza (PSB), o programa foi transferido para a Emater, na época, gerida pelo braço direito do ex-governador, Luiz Claudio “chope” Macedo.
Durante boa parte do governo Rosalba Ciarlini, o PMDB “paquerou” com o Programa do Leite. Seu retorno para a Sethas, hoje gerida pelo peemedebista Luiz Eduardo Carneiro Costa, foi cogitada. Na Emater, sob os auspícios do então secretário de Agricultura, Betinho Rosado, o programa definhou até chegar à metade de sua potencialidade. Hoje, o programa está desestruturado.
O secretário Luiz Eduardo Carneiro Costa chegou a afirmar que não tinha interesse no Programa do Leite. Suas palavras foram reforçadas por declarações do ministro da Previdência, Garibaldi Filho, e do líder do PMDB na Assembleia Legislativa, deputado Walter Alves. Ambos deixaram claro que não tinham interesse no programa.
Agora, com o novo secretário de Agricultura, Júnior Teixeira, a Emater terá nova direção. Seu objetivo é reestruturar totalmente o programa, de modo a atender totalmente os todos os interesses envolvidos, que vão desde as usinas de laticínios aos beneficiários do leite. Homem de confiança de Betinho Rosado, Ronaldo Cruz deverá ir para Brasília, trabalhar no gabinete do parlamentar.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!