quinta-feira, maio 02, 2013

Mais de dois meses após renúncia, Bento XVI retorna ao Vaticano


Papa emérito Bento XVI (esq) em encontro com o Papa Francisco, em 23 de março (Foto: Osservatore Romano/AP)
Mais de dois meses após sua histórica renúncia, o Papa Emérito Bento XVI, de 86 anos, retornou nesta quinta-feira (2) ao Vaticanox, onde ficará a pouca distância de seu sucessor, uma coabitação sem precedentes na história do papado.

 Esta é a primeira vez na história que dois Papas convivem dentro das muralhas do Vaticano, os dois vestidos de branco e com o título de "Sua Santidade".O Papa Emérito chegou de helicóptero ao Vaticano a partir da residência de verão de Castel Gandolfo, 25 km ao sul de Roma, para se alojar no convento "Mater Ecclesiae", reformado para a ocasião e localizado nos jardins do menor Estado do mundo.
Desde sua eleição, no dia 13 de março, o Papa Francisco já manifestou em várias ocasiões amizade por seu antecessor, com quem falou por telefone e celebrou uma missa em homenagem por seu aniversário.
Bento XVI  ficará na nova residência com um pequeno grupo de assistentes, entre eles seu secretário particular, o bispo alemão Georg Gänswein.
Será, de qualquer forma, uma relação complexa, segundo diversos observadores, já que o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi o grande rival há oito anos do alemão Joseph Ratzinger no conclave que o escolheu após a morte de João Paulo II.
Esta convivência levanta questões e inclusive críticas pela presença de dois Papas ao mesmo tempo dentro dos muros do Vaticano.
Nestes dois meses, no entanto, o Papa Emérito manteve uma vida muito discreta, e evitou se envolver nos assuntos internos do Vaticano.
É possível que os dois Papas se encontrem durante seus passeios pelos jardins do Vaticano e inclusive rezem juntos, como ocorreu no dia 23 de março, quando Francisco viajou a Castel Gandolfo para almoçar com Bento XVI.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!