Balanço parcial divulgada neste sábado (20) pelo Ministério da Saúde informa que 5.585.779 de brasileiros foram imunizados durante a primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe. Os números foram apurados entre a última segunda-feira (15) e o meio-dia deste sábado.
Os 5,5 milhões de brasileiros vacinados equivalem a 17,5% do público-alvo da campanha (39,2 milhões de pessoas). A meta do Ministério da Saúde, porém, é vacinar 31,3 milhões de pessoas até o dia 26 de abril, o que equivale a 80% do público-alvo.
Neste sábado foi realizado o chamado "Dia D de Mobilização." Em todo o país, 65 mil postos de saúde ficaram abertos das 8h às 17h para atender o público alvo da campanha: idosos a partir de 60 anos, profissionais de saúde, crianças entre seis meses e dois anos, gestantes, povos indígenas, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade e doentes crônicos.
A campanha continua até o dia 26 de abril em todos os estados. Neste sábado, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, participou de ação de mobilização em São Paulo, onde vacinou o governador Geraldo Alckmin. Padilha também acompanhou a campanha no Rio Grande do Sul.
Os idosos foram a maior parte dos vacinados até o momento, segundo o balanço do ministério: 3,5 milhões em todo o país, o equivalente a 16,8% do total de pessoas deste grupo que a campanha espera atender.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, do total de imunizados até o meio-dia deste sábado 599 mil foram crianças – 13,71% da meta para este público até o final da campanha. Também receberam a vacina 301 mil gestantes (13,81% do total), 59,8 mil indígenas (9,94%), 68,8 mil mulheres que deram à luz há menos de 45 dias (19,18% deste público), 665 mil doentes crônicos e 14 mil pessoas privadas de liberdade.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!