Páginas

segunda-feira, março 04, 2013

Rosalba usou avião oficial para ir 56 vezes a Mossoró


Rosalba Ciarlini usou avião do Governo para ir a Mossoró duas vezes por dia, em média, no último mês de campanha eleitoral. Foto: Divulgação
Rosalba Ciarlini usou avião do Governo para ir a Mossoró duas vezes por dia, em média, no último mês de campanha eleitoral. Foto: Divulgação
Foram sete as irregularidades citadas pela coligação de Larissa Rosado que teriam sido praticadas por Rosalba Ciarlini durante a campanha eleitoral em Mossoró. Entre elas, inclusive, o fato de que a gestora estadual usou o avião do Governo do Estado, simplesmente, 56 vezes para se deslocar de Natal a Mossoró em um único mês. A atitude representaria a preocupação da governadora com a eleição em Mossoró e, além disso, a mistura entre o desejo da eleitora Rosalba com a estrutura governamental.

A denúncia está no blog do jornalista Carlos Santos, de Mossoró, e seria baseada em dados oficiais levantados no Departamento de Aviação Civil (DAC). O avião pousou 56 vezes em setembro de 2012 no Aeroporto Dix-sept Rosado em Mossoró. A maioria dos registros estão centrados em finais de semana. Com essa média mensal, Rosalba teria pousado e decolado de Mossoró duas vezes por dia.

Segundo o jornalista, a movimentação é tão desproporcional, que seria como se existisse situação emergencial – justificando transporte de grande quantidade de pessoas doentes ou mantimentos, em calamidades naturais como terremotos ou enchentes. Sobretudo, se comparado com o movimento de pousos e decolagens verificado no ano anterior, no mesmo equipamento aeroportuário: foram apenas 98 voos para o Aeroporto Dix-sept Rosado durante todo o ano de 2011.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Rosalba se envolve em polêmica pela utilização do avião, supostamente, para voos particulares. No início de 2012, o avião do governo do Estado, prefixo PT-FRG, saiu do hangar oficial da administração pública do Rio Grande do Norte, no Aeroporto internacional Augusto Severo, em Parnamirim, rumo a Currais Novos, no Seridó. Em tese, seria uma viagem oficial, como deve ser toda e qualquer excursão da aeronave estatal, cujo vôo é bancado pelo erário. Mas, neste caso, foi para a celebração de Bodas de Ouro do casal Maria Coeli e Geraldo Gomes, prefeito do município.

Assim como naquela oportunidade, quando o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público do RN (MP/RN) não se preocuparam com o fato e não tomaram qualquer medida, nas viagens para Mossoró o juiz eleitoral Herval Sampaio também não viu como algo que valesse condenação. Tanto foi assim que na sentença que cassou Cláudia Regina e Wellington Filho, o magistrado desconsiderou o fato.

“Quanto ao uso do avião do Governo do Estado, não há provas suficientes para que se possa afirmar que seu uso foi desvirtuado, sendo usado para fins políticos, ainda que se entenda que a finalidade ultima da governadora, em vir a Mossoró, fosse ato de campanha, como sua vinda estava quase sempre ligada a uma assinatura de licitação, inauguração de obras, entre outras atividades que são inerentes ao seu cargo, entendo que não há provas suficientes para a configuração de abuso nesse caso, ressaltando que existe outra ação com conteúdo bem maior em que se tem uma linha de investigação própria nesse sentido e que se diligenciou outras provas que oportunamente serão apreciadas, porém aqui não se considera como comprovada tal alegação exordial”, avaliou.

É importante ressaltar também que o avião do Governo do Estado não é a única aeronave que está gerando polêmica e dando motivo para se apontar irregularidades de Cláudia Regina. O Ministério Público Eleitoral, por meio das promotoras Ana Ximines e Karine Crispim, ingressaram com ações na 33ª zona eleitoral e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para denunciar a utilização, por parte da candidata do DEM, do helicóptero de um empresário mossoroense que teria sido cedido a ela sem devida prestação de contas por parte da coligação democrata.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!