A Ohio Art Company, empresa americana que detém os direitos de fabricação da 'Tela Mágica', informou que o inventor do famoso brinquedo, André Cassagnes, morreu em Paris no último dia 16. O brinquedo, que permitia ao usuário criar desenhos que podiam ser apagados por meio de dois botões, foi criado pelo então técnico em eletricidade no fim dos anos 50.
Comprada pela Ohio Art Company em uma feira de brinquedos em Nuremberg em 1959, a Tela Mágica vendeu mais de 100 milhões de exemplares no mundo. No ano seguinte à aquisição da peça, o brinquedo foi o mais vendido nos Estados Unidos.
Enquanto trabalhava com pós metálicos, Cassagnes percebeu o potencial de um possível brinquedo. Ele constatou que as marcas de revestimento de pó de alumínio podiam ser vistas do outro lado de uma placa translúcida.
'A Tela mágica trouxe muito sucesso à empresa e seremos eternamente gratos ao Sr. André por tudo isso', disse o presidente da Ohio Art Company, Larry Killgallon. 'Sua invenção trouxe alegria a muitas pessoas, durante muito tempo', acrescentou.
Em uma época de computadores, tablets e gadgets, o brinquedo pode parecer antiquado e ultrapassado. No entanto, a empresa diz que ele ainda tem um mercado estável, graças à sua aparição na série de filmes Toy Story.
A peça ficou também em evidência no ano passado, durante a campanha presidencial americana. O candidato republicano e ex-governador pelo Estado americano de Massachusetts, Mitt Romney, associou sua campanha ao brinquedo. 'Você pode sacudir e começar tudo de novo', disse na ocasião o porta-voz da campanha, Eric Fehrnstrom. O comentário foi visto pelos rivais como uma prova de que Romney estava disposto a mudar de posição para ser eleito.
Pipas
A Tela Mágica foi considerada pela Associação Americana de Indústria de Brinquedos 'um dos brinquedos mais memoráveis do século XX'. Apesar de ser conhecido como o criador do brinquedo, Cassagnes também ganhou prestígio nos anos 80, como o mais bem sucedido designer de pipas para fins de competição na França.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!