Páginas

quarta-feira, fevereiro 27, 2013

Copa do Brasil começa nesta quarta-feira com fase criada para corrigir erro da CBF


Arena da Floresta, casa do Atlético Acreano, terá a primeira partida da Copa do Brasil
A Copa do Brasil recupera importância a partir deste ano com a participação dos times que disputam a Copa Libertadores da América e o aumento no número de equipes. Porém, a competição tem início nesta quarta-feira com uma partida escondida, na chamada fase preliminar, entre Atlético Acreano e Desportiva Ferroviária, do Espírito Santo, sem glamour algum.

Esta fase do torneio na realidade só existe para corrigir uma falha cometida pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ainda em 2012 e impedir que a Copa do Brasil de 2013 fosse parar nos tribunais.

Em maio do ano passado, a entidade enviou um documento às federações dando as diretrizes para a temporada atual. Com a determinação em mãos, a Federação de Futebol do Espírito Santo se planejou para ter duas vagas na Copa do Brasil, como de costume. No entanto, o novo ranking das federações divulgado no fim do ano mostrou que o estado havia perdido uma das vagas para o Acre.

Porém, já estava determinado pelo regulamento que o campeão da Copa do Espírito Santo, no caso a Desportiva, teria lugar na competição nacional. Por outro lado, a Federação de Futebol do Acre, com base no novo ranking, deu o direito ao vice-campeão estadual Atlético Acreano.

Para evitar que os dois clubes entrassem na justiça pelo direito de jogar a competição, a CBF entrou em acordo com as duas federações e criou a fase preliminar, que existirá até 2015. Somente daqui dois anos será definido quem tem direito a vaga.

“Não houve engano da CBF, mas sim a necessidade de fazer esse jogo para resolver uma situação de conflito entre as duas federações. Entendemos que ambas tinham razão na interpretação feita e como a discussão poderia se alongar, até judicialmente, decidimos através de o diálogo realizar a partida”, disse Virgílio Elíseo, diretor de Competições da CBF, ao UOL Esporte.

Reprodução Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!