Começaram ontem (17), na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), as matrículas para a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2013. Os 1.190 convocados dos quatro campi da instituição, Mossoró, Angicos, Baraúna e Caraúbas, têm apenas os dias 21 e 22 de janeiro para efetivar a matrícula.
Em Mossoró, estão sendo ofertadas 695 vagas para os cursos de Administração, Agronomia, Biotecnologia, Ciência e Tecnologia, Ciência da Computação, Direito, Ecologia, Zootecnia, Medicina Veterinária, além das áreas de Engenharia.
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informou que os alunos devem estar atentos para os prazos de matrículas, pois quem não efetuar a inscrição dentro do prazo estipulado ou não levar a documentação exigida irá perder o direito à vaga.
Aqueles que desejam ingressar na instituição devem se dirigir ao Campus Central. As matrículas acontecem no Hall do Registro Escolar, que fica localizado no primeiro andar do prédio da Reitoria do Campus Leste. Os alunos devem se dirigir ao local das 8h às 20h.
No momento da inscrição os convocados devem ter em mãos a seguinte documentação original e cópia: Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF), Título Eleitoral e comprovante de votação da última eleição, certidão de nascimento ou casamento, duas fotos 3x4 iguais e recentes, certificado de conclusão de Ensino Médio e histórico escolar completo, e para os homens a carteira de reservista militar.
Além da documentação obrigatória, os candidatos às vagas de cotistas devem apresentar a documentação específica para esse tipo de situação, como, por exemplo, autodeclaração de raça/cor, comprovar ter cursado ensino médio em escola pública e comprovantes de rendimento.
A segunda chamada será divulgada no dia 28, com matrícula nos dias 1º, 4 e 5 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera, de 28 próximo a 8 de fevereiro.
Quase 80% dos primeiros colocados para os cursos da Ufersa para este semestre são do Rio Grande do Norte
Quase 80% dos primeiros colocados para os cursos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) para o primeiro semestre de 2013 são do Rio Grande do Norte. O levantamento é da Pró-Reitoria de Graduação, que constatou que 79,54% dos aprovados em primeiro lugar são do próprio Estado. Das 44 primeiras colocações, pela ampla concorrência e pelo sistema de cotas, 35 ficaram com estudantes do RN, e apenas nove com estudantes de outros estados.
Dos estudantes do Rio Grande do Norte aprovados em primeiro lugar, 10 são de Mossoró, nove de Natal, quatro de Assú, três de Apodi, e Areia Branca, Baraúna, Cruzeta, São Vicente, Currais Novos, Jaçanã, Pau dos Ferros, São Miguel e Umarizal tiveram um candidato aprovado em primeira colocação.
Depois do Rio Grande do Norte, o estado do Ceará aparece com cinco primeiras colocações, sendo duas com estudantes de Fortaleza, seguido por Limoeiro do Norte, Aracati e Icapuí com um estudante em cada município. A cidade de Recife teve dois estudantes aprovados em primeira colocação, além de uma aprovação com candidatos de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, e Jericó, na Paraíba.
Para o reitor da Ufersa, professor Arimatea de Matos, a estatística mostra a viabilidade da expansão da Universidade, que mesmo o processo sendo nacional a grande maioria dos aprovados está sendo da própria região. "Esse é um levantamento preliminar, com base nas primeiras colocações, mas que vem confirmar o que estamos a observar nas últimas seleções do SiSU", disse o reitor.
Pegando como parâmetro as notas dos estudantes classificados em primeira colocação, o professor Arimatea Matos observa que não há grandes disparidades entre as notas dos candidatos que disputaram as vagas na ampla concorrência e no sistema de cotas. Este ano, a Ufersa destinou 25% das vagas de graduação ao sistema de cotas.
A maior nota da ampla concorrência foi 789,25, no curso de Computação, na Ufersa Mossoró. Já a maior nota no sistema de cotas foi 723,31, no curso de Direito. Já a menor nota registrada na primeira colocação na ampla concorrência foi 628,19, no curso de Computação da Ufersa Angicos, e no sistema de cotas a menor nota foi de 621,05 no curso bacharelado em Ciência e Tecnologia, também de Angicos.
Fonte: O Mossoroense/CidadeNews Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!