Um avião de passageiros caiu durante espessa neblina perto da capital comercial do Cazaquistão, Almaty, nesta terça-feira (29) e quebrou em pedaços quando atingiu o chão, matando todas as 21 pessoas a bordo.
Depois de várias horas, as equipes de resgate recuperaram o registro de plano de voo, informou o serviço central de comunicações para o presidente do Cazaquistão, em sua página no Twitter.
A lista publicada pelo gabinete do procurador-geral mostrou que havia 16 passageiros e cinco tripulantes a bordo.
O jato Challenger CRJ-200, construído pela canadense Bombardier, pertencia à companhia aérea privada cazaque SCAT. Ele caiu perto da vila de Kyzyl Tu, a cerca de cinco quilômetros do aeroporto de Almaty.
"Não havia nenhum fogo, nenhuma explosão. O avião apenas caiu para a terra", disse Yuri Ilyin, vice-chefe do departamento de emergências da cidade, à Reuters perto do local.
Partes do avião podiam ser vistas na neve espessa. Tratores e outros veículos pesados estavam sendo usados para cortar caminhos através da neve até os destroços, mas os jornalistas foram mantidos à distância do local do acidente.
Equipes de segurança em meio a espessa neblina no local do acidente de avião próximo a Almaty, no Cazaquistão, nesta terça-feira (29) (Foto: Reuters)
A visibilidade em Kyzyl Tu era de apenas cerca de 20 a 30 metros, e grande parte da área em torno de Almaty estava tomada por névoa quando o avião caiu por volta das 5h (horário de Brasília).
"A causa preliminar do acidente é o mau tempo", afirmou o vice-prefeito de Almaty, Maulen Mukashev, a repórteres. "Nenhuma parte do avião ficou intacta após a queda."
O avião fazia o trajeto da cidade de Kokshetau, no norte do Cazaquistão, a Almaty, no sudeste, disse Mukashev.
A SCAT, que está em funcionamento desde 1997, comanda um amplo serviço doméstico e tem alguns voos internacionais.
Alexander Gordeyev, vice-chefe do aeroporto de Almaty, disse que o tempo estava ruim, mas os aviões estavam sendo autorizados a pousar.
Foi o segundo acidente aéreo importante na ex-república soviética em um mês.
Em 25 de dezembro, um avião de transporte militar bateu em Shymkent, matando 27 pessoas a bordo.
A promotoria disse que uma combinação de problemas técnicos, mau tempo e erro humano causou o acidente.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!