O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (31), em coletiva de imprensa em Brasília, a criação de um novo gabinete de crise da Força Nacional do SUS em Porto Alegre, que trabalhará em parceria com a equipe já instalada em Santa Maria (RS), onde, no último domingo, um incêndio matou mais de 230 pessoas e deixou mais de cem feridos.
O ministro Alexandre Padilha informou que pacientes foram remanejados de Santa Maria para Porto Alegre para liberar mais leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) em Santa Maria para receber eventuais vítimas que voltem a procurar os hospitais. No momento há 45 leitos disponíveis e mais 16 vagas serão criadas preventivamente.
O ministério divulgou ainda um balanço das ações realizadas até agora. Segundo o documento, desde domingo, 577 pessoas foram atendidas e 374 tiveram alta. Até o momento, 127 permanecem internados em hospitais de Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul e Ijuí.
Dentre os internados, há 71 pacientes em estado crítico que correm risco de morrer. A maioria (51) apresenta problemas pulmonares e os demais (20), queimaduras graves. Todos eles, no entanto, ainda respiram com a ajuda de ventilação mecânica. O número é inferior aos dados divulgados na última quarta-feira (30), quando 75 pacientes eram considerados críticos.
O balanço da 1ª fase das ações do Ministério da Saúde calcula ainda que foram enviados ao Estado 22 respiradores, sete ambulâncias de UTI do Samu, 30 ventiladores, 30 oxímetros de pulso e 15 monitores. De acordo com a pasta, 66 voluntários da Força Nacional do SUS, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e psiquiatras, ajudaram nos trabalhos. A pasta divulgou que foram realizados 60 atendimentos e visitas domiciliares.
"Os profissionais que integram a Força Nacional do SUS são muito treinados e já atuaram em situações complexas, como o terremoto no Haiti e as enchentes na Região Serrana", afirmou o ministro.
Padilha afirmou ainda que no site do ministério, devido à alta demanda de interessados em integrar essa Força Nacional, foi reaberto o cadastro no site da pasta.
O ministro disse que todos os dias serão realizadas videoconferências entre os gabinetes de crise, o ministério e demais órgãos envolvidos para acompanhar de perto os casos mais graves. Uma equipe da Universidade de Toronto, no Canadá, coordenada por um médico gaúcho, chegará ao Brasil para ajudar no atendimento dos pacientes que precisarão fazer ventilação extracórpea. "É como se fosse uma diálise do pulmão", explicou Padilha.
Novas perícias
Equipe de peritos do IGP (Instituto Geral de Perícia) e do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) do Rio Grande do Sul realizam novas inspeções nesta quinta na boate Kiss. Um incêndio no local, na madrugada do último domingo, deixou 235 pessoas mortas e mais de 100 feridas.
Segundo a imprensa do IGP, em Porto Alegre, segundo a qual cinco peritos da área de incêndio e um fotógrafo do Instituto de Criminalística em Santa Maria participam da inspeção.
Ainda conforme a assessoria, os procedimentos de refazer ou fazer nova inspeção "estão dentro da normalidade".
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!