Pelo menos 95 bebês nascidos entre janeiro e junho de 2012 tiveram diagnóstico positivo para o bacilo da tuberculose depois de um surto de tuberculose registrado no Hospital e Maternidade Madre Theodora, em Campinas.
Trata-se do primeiro surto da doença em bebês, com transmissão em uma maternidade, registrado no Brasil. E o segundo episódio na história médica mundial –outro caso semelhante ocorreu na Itália, em 2004, mas teve apenas quatro casos diagnosticados.
Se desenvolvessem a doença, o número de infectados no Madre Theodora representaria quase um terço do total de ocorrências registrado pela Secretaria de Saúde da cidade a cada ano –uma média de 300 casos.
Entre os infectados, 14 bebês desenvolveram a doença e 81 a possuem de forma latente, ou seja, sem desenvolvimento de sintomas. Os últimos cinco casos foram confirmados esta semana pela instituição. O número, no entanto, pode subir, já que 342 crianças ainda aguardam os resultados dos testes.
Até o momento, 958 crianças foram atendidas, sendo que 863 não apresentaram nenhum problema até o momento. A meta é atender, no total, 1,3 mil crianças que nasceram no hospital no período.
Reprodução Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!