Páginas

terça-feira, dezembro 25, 2012

Tartaruga aparece morta na praia de Ponta Negra, em Natal


Tartaruga Marinha apareceu na praia de Ponta Negra, cartão postal de Natal (Foto: Sérgio Fraiman)
Uma tartaruga cabeçuda foi encontrada morta na manhã desta terça-feira (25) na Praia de Ponta Negra, em Natal. Pela análise inicial, os biólogos acreditam que o réptil morreu por ingestão de lixo. O animal foi recolhido e enterrado na Barreira do Inferno, na Grande Natal.
Segundo o Projeto Tamar, não foi possível identificar o sexo do animal, pois este media apenas 86 centímetros de comprimento e 80 cm de largura. "Para indicar se é macho ou fêmea, é necessário ter pelo menos 96 centímetros de casco", afirmou o biólogo voluntário Leonardo Andrade.
"Como a tartaruga não apresenta marcas no corpo, a nossa principal suspeita é a de que ela tenha se engasgado ao ingerir lixo, como plástico, por exemplo. Isso acontece em 90% dos casos. Infelizmente, as pessoas poluem muito o mar”, acrescentou Leonardo.
Ainda segundo o biólogo, pela aparência e pelo cheiro forte do corpo, a tartaruga deve ter morrido na madrugada desta terça e chegado no início da manhã à praia, provavelmente levada pela maré. Depois de verificar as características do animal, o voluntário levou a tartaruga para a Barreira do Inferno, onde ela foi enterrada. "Como a maré estava muito alta, foi melhor enterrá-la na Barreira do Inferno", disse.
Tartaruga é da espécie verde (Foto: Leonardo Andrade)Tartaruga cabeçuda (Foto: Leo Carioca)
Segundo o coordenador regional do Tamar, Armando Bazan, se a população encontrar uma tartaruga encalhada, a primeira coisa a fazer é verificar se ela está identificada com números e anotar a numeração.
Se estiver viva e sem ferimentos, deve ser colocada de volta no mar. Caso contrário, deve acionar imediatamente o Tamar. Em Natal, os telefones de emergências são: (84)  9921-2954 ou (84) 4103-1967.

Tartaruga foi levada para ser enterrada na Barreira do Inferno (Foto: Leonardo Andrade)
Tartaruga foi levada para ser enterrada na Barreira do Inferno (Foto: Leonardo Andrade)

Fonte: G1/Cidade NNews Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!