O avião com o corpo de Oscar Niemeyer chegou na tarde desta quinta-feira (6) a Brasília, vindo do Rio de Janeiro. O arquiteto será velado no Palácio do Planalto a partir das 15h, com a presença da presidente Dilma Rousseff. O público poderá acompanhar das 16h às 20h. O corpo tem previsão de embarcar de volta para o Rio às 22h.
No início da manhã, Niemeyer foi levado em cortejo de volta ao Hospital Samaritano, em Botafogo, zona sul da capital, onde o carioca morreu na noite de ontem (5). Ele estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação.
Segundo o neurocirurgião Paulo Niemeyer, sobrinho de Oscar Niemeyer, a própria presidente Dilma Rousseff entrou em contato com a família e ofereceu o Palácio do Planalto como local para velar o corpo do arquiteto. A capital federal é considerada a maior realização de Niemeyer.
O enterro deve ocorrer na sexta-feira (7) à tarde, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve no Hospital Samaritano prestando os pêsames à família. Segundo ele, após o velório na capital federal, o corpo de Niemeyer retornará ao Rio e será velado no Palácio da Cidade, sede da prefeitura, em Botafogo, que ficará aberta à visitação pública.
Paes decretou luto oficial de três dias na cidade.
O Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) fez hoje um minuto de silêncio em memória do arquiteto. A homenagem, a pedido do governo brasileiro, serviu para lembrar o prêmio Unesco que ele recebeu em 2001, na categoria Cultura. Niemeyer participou da concepção da sede das Nações Unidas em Nova York, matriz da Unesco e projeto de seu mestre, Le Corbusier.
Fonte: Portal Uol/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!