sábado, novembro 03, 2012

POPULAÇÃO DA ZONA RURAL DE SERRINHA DOS PINTOS-RN SOFRE COM A FALTA DE ÁGUA


Os moradores das comunidades de Lajes e Boa vista, município de Serrinha dos Pintos/RN, situado a 367 km de distância de Natal, estão sofrendo há vários meses com a falta de água para o uso domestico ou animal. Devido à decorrência da grande seca pela qual passa todo o município, a situação é extremamente preocupante, pois, os principais reservatórios que abastecem as comunidades, secaram. Nas Lajes, a população vem sendo abastecida por um poço subterrâneo, que se encontra localizado dentro da bacia do açude, e com a ajuda do exercito e da prefeitura Municipal, que disponibilizam um único caminhão pipa para levar água e abastecer os moradores das duas comunidades, o que não é suficiente.

 Vista do açude, e do poço subterrâneo das Lajes


Porem, além dos moradores da zona rural estarem sofrendo com esse problema, a cidade também está padecendo, em virtude do açude do Camarão que abastece toda a zona urbana do município, pois ele não tem a capacidade de suportar os excessivos gastos e desperdícios de água que a população faz. Caso não chova nos primeiros meses do ano que vem, a situação vai ficar caótica no município, visto que, é o único reservatório que se encontra com água, contudo seu volume está muito baixo, e não suportaria os reflexos de outra seca.

 Vista do açude do Camarão que abastece município de Serrinha dos Pintos/RN


A prefeitura de Serrinha dos Pintos, já decretou estado de emergência em todo o município afetado pela estiagem. Tentando diminuir o problema, a Prefeitura, vem adotando medidas em caráter de urgência, levando água de um chafariz por meio de um trator até as casas das pessoas mais afetadas, também conta com a ajuda Governo Federal, que faz o abastecimento nas comunidades através da operação carro pipa.

NOTA DO BLOG: Então fica o alerta, para Serrinha dos Pintos e cidades vizinhas que estão passando por esse mesmo problema. Vamos cuidar e economizar, esse bem tão precioso que nós temos, pois não sabemos quando vai acabar, e para não acabar logo, basta que cada um de nós, se conscientize, e faça a sua parte. Não despedisse água.

Fonte: Serrinha de Fato/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!