quarta-feira, outubro 31, 2012

Operação Terra Quente desbarata quadrilha e apreende 23kg em drogas


Emanoel Silva dos Santos, Josuily José Souza e Valéria de Oliveira Gabriel foram presos nesta terça-feira (30) durante a Operação Terra Quente, na Zona Norte de Natal (Degepol/Divulgação)
Emanoel Silva dos Santos, Josuily José Souza e Valéria de Oliveira Gabriel foram presos nesta terça-feira (30) durante a Operação Terra Quente, na Zona Norte de Natal

Um esquema de tráfico de drogas com sede na comunidade do Alto da Torre, zona Norte de Natal, foi desbaratado pela polícia com o desencadear da Operação Terra Quente, no final da tarde desta terça-feira (30). Ao todo, quatro pessoas foram detidas, cerca de 23kg de drogas e quatro carros apreendidos pela polícia.

A operação foi desencadeada pela equipe da Delegacia Especializada de Narcóticos (Denarc) e teve início no último domingo (28), com a prisão de Daniel Marques de oliveira, o "Bilu", 24 anos, no bairro do Planalto. Com esse a polícia tinha encontrado 3,5kg de maconha, 600g de crack e uma VW Saveiro prata. A partir dessa prisão, a Polícia passou a buscar pelo restante da quadrilha.

A equipe da Denarc foi informada de que existiam seis pontos de venda de entorpecentes na comunidade Alto da Torre sob o comando dessa quadrilha. Na tarde desta terça, os policiais foram cumprir mandados de busca e apreensão nesses locais e, em um deles, toda a droga foi encontrada enterrada por baixo de um fundo falso, no quintal.

Delegado Ulisses de Souza (dir.) conta que droga estava enterrada a 2m de profundidade em quintal de casa da comunidade Alto da Torre (Paulo de Sousa/DN/D.A.Press)
Delegado Ulisses de Souza (dir.) conta que droga estava enterrada a 2m de profundidade em quintal de casa da comunidade Alto da Torre

"Tratava-se da residência do líder da quadrilha, que ainda não vamos divulgar o nome. O material estava enterrado a dois metros de profundidade. Passamos boa parte da noite cavando e cada vez mais os tabletes foram surgindo", comenta do delegado Ulisses de Souza, titular da Denarc. Ao todo, foram encontrados 20kg de maconha, 2,7kg de cocaína e várias pedras de crack. Também foram apreendidos no local três balanças, sendo duas de precisão.

O delegado conta ainda que Emanoel Silva dos Santos, 23 anos, Josuily José Sousa, 22, foram presos durante a operação, ao se prepararem para fazer entrega de entorpecentes em diversos pontos da comunidade. "O que não significa que o papel deles na quadrilha seja só a entrega. Eles também comandam os pontos de venda", comenta Ulisses de Souza. Com a dupla, a polícia apreendeu uma Honda Pop preta e uma Honda Fan preta, compradas com dinheiro do narcotráfico e que serviam para transportar os tóxicos.

Ainda durante a noite desta terça-feira, a equipe da Denarc prendeu Valéria de Oliveira Gabriel, 19 anos, no bairro de Gramoré, também na zona Norte de Natal. Segundo Ulisses de Souza, ela é a responsável pelo apoio logístico da quadrilha. "Ela é quem fornece as armas e tem os telefones das pessoas que recebem os entorpecentes", explica. Com ela a polícia apreendeu ainda um revólver calibre 38.

Ulisses de Souza afirma que atuação da quadrilha não se limita à zona Norte da capital potiguar. "Eles também agem na zona Sul". O delegado ressalta que as investigações prosseguem para encontrar o líder da quadrilha, cuja identidade foi preservada para não atrapalhar o trabalho da polícia. "Pretendemos prendê-lo até o próximo final de semana", assegura o titular da Denarc.

Fonte: DN Online/Cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!