O Escritório Regional de Mossoró do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando a morte em grande quantidade de peixes no rio Mossoró, precisamente à altura da localidade de Passagem de Pedras, na zona rural de Mossoró.
O Ibama detectou o problema no final do mês de setembro passado, mas há relatos de moradoras da localidade de que os peixes continuaram a morrer nas últimas semanas.
O chefe regional do Ibama, Walber Feijó, confirma a morte de um grande número de peixes e informa que amostras da água do rio foram coletadas e estão sendo analisadas. “Estamos aguardando os laudos dessas amostras para saber o que realmente aconteceu”, adianta o chefe.
A princípio, existem duas possíveis causas para a mortandade: alta salinidade e o baixo nível das águas do rio Mossoró. Existe um grande número de salinas ao redor da área do rio em que o problema foi verificado, bem como nível da água estava muito baixo nos últimos dias aponto de não ultrapassar uma parede de contenção existente no local.
Walber Feijó declara que não pode adiantar nada é que vai esperar o resultado da investigação para tomar as medidas necessárias. “O Ibama está acompanhando juntamente com o Ministério Público Estadual e os dois órgãos vão adotar as medidas cabíveis nesse caso”, assegura o chefe.
Fonte: Defato/Cidade News Itaú
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!