Páginas

sexta-feira, julho 06, 2012

Pelo menos 13 entidades promovem ato público durante mobilização nacional pela educação

protesto_na_pca_rodolfo_fernandes
A praça Rodolfo Fernandes (Pax) foi palco de mais um ato público em favor da educação, no final da tarde de ontem. Educadores, sindicalistas, estudantes e outros segmentos realizaram Ato Público Conjunto em Defesa da Educação Pública, Gratuita e de Qualidade. A manifestação começou com discursos e continuou com passeata no centro da cidade.
Os participantes gritavam palavras de ordem, defendendo investimento de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em educação, reestruturação das carreiras dos docentes e técnicos-administrativos, autonomia financeira e fixação de data-base.
Uma das organizadoras, a professora Telma Gurgel, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), considerou positiva a manifestação, já que contribuiu para chamar atenção da população local para necessidade de investimento na educação, de maneira que se torne prioridade entre as políticas públicas.
Ela acrescentou que o evento demonstrou a unidade e a capacidade de mobilização de todas as categorias da área da educação pública de Mossoró, revelando ainda o compromisso com a valorização da carreira docente e dos técnicos.
"Somos em defesa de um ensino público de qualidade, a manifestação ajudou a disseminar em Mossoró a defesa dos 10% do PIB para a educação, conforme já está sendo discutido no Congresso Nacional", reforçou a professora.
O ato foi promovido pela Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern), Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Adufersa), Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest) e Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes).
Também participaram da mobilização a Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra), Diretório Central dos Estudantes da Uern e Ufersa, representação estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Conselho Regional de Serviço Social (Cress), Sindicato dos Técnicos-Administrativos da Uern (Sintauern), Associação dos Servidores da Ufersa (Assufersa) e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte/RN).
O protesto faz parte de uma série de mobilizações que servidores da educação têm realizado em Mossoró, intensificadas com a greve dos professores e técnicos-administrativos da Uern, terminada na semana passada após quase 60 dias.
Reunidos no último dia 28, representantes do segmento decidiram continuar a mobilização, mesmo com o fim da greve, a fim de conquistar o apoio da sociedade para a luta em defesa da educação de qualidade.

Fonte: O Mossoroense/cidade News Itaú

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!