Será realizado, no próximo sábado, 05, das 08 às 17h, o dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Em Mossoró, serão instalados postos de vacinação em todas as unidades básicas de saúde e em outros pontos extras, como o Hospital Rafael Fernandes e o Departamento de Vigilância à Saúde. Os públicos-alvo são idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e população carcerária, que será vacinada após a realização do dia D.
A diretora do Departamento Municipal de Vigilância à Saúde, Alany Medeiros, informa que a meta é imunizar 28.547 pessoas (80% da população alvo) e destaca que a vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Alany Medeiros alerta que como a vacina deste ano tem a mesma composição da distribuída no ano passado, pais e responsáveis devem estar atentos para a vacinação de crianças de seis meses e dois anos de idade. As que tomaram a vacina no ano passado devem tomar apenas uma dose neste ano. Já as que se vacinarão pela primeira vez precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
O infectologista do Hospital Rodolfo Fernandes, Alfredo Passalacqua, destaca que a vacinação é importante para inibir a atuação de doenças potencialmente graves, principalmente para idosos, gestantes, pessoas com doenças crônicas, hipertensão, renais crônicos, entre outros.
Passalacqua acrescenta que a imunização faz um bloqueio com relação a H1NI. "As pessoas ficam imunes e transmissão pode até ocorrer, mas será em ritmo menor", ressalta.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo - usada na sua fabricação - ou para quem teve reações adversas a doses anteriores. Em casos de doenças agudas e febris ou de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica. Quem pretende doar sangue deve aguardar 48 horas após a dose para realizar a doação.
A partir da próxima semana, o Hospital Rafael Fernandes será designado como único local para vacinação dos profissionais de saúde. A campanha prossegue até o dia 25 de maio.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!