Páginas

sexta-feira, março 16, 2012

São Rafael sacrifica 40 cães contaminados por calazar

 

SÃO RAFAEL - Na última quarta-feira, dia 14, a Secretaria Municipal de Saúde de São Rafael, Vale do Açu, promoveu o sacrifício de um total de 40 cães que, segundo informação dada pelo secretário, médico Walmilson da Silva Braz, se encontrava comprovadamente contaminado pela Leishmaniose (calazar).
Os animais foram sacrificados e sepultados numa vala comum situada fora do perímetro urbano da cidade. Walmilson Braz esclareceu que a eutanásia dos cães obedeceu a todo o trâmite legal para que o procedimento fosse consumado.
O secretário explicou ainda que todos os animais foram oficialmente identificados clinicamente como portadores do calazar.
"É feito o exame clínico dos cães suspeitos de terem contraído a doença, por meio da coleta do sangue para a sorologia, quando aí sim temos a confirmação dos casos", relatou o secretário municipal.
Ele disse que foi com este método que ocorreu a identificação dos 40 animais sacrificados anteontem. "Todos os cães sacrificados foram comprovados como portadores do protozoário da Leishmaniose", reiterou.
Ele registrou que, lamentavelmente, o sacrifício dos animais contaminados é necessário. Disse que, de outra forma, eleva-se o risco de contaminação em seres humanos por meio do flebotomídeo que transmite da doença e que é comumente conhecido como "mosquito palha". Walmilson Braz esclareceu que a constatação de que os animais estavam contaminados já havia sido verificada há algum tempo.
Porém, disse que houve uma demora para que justamente a ação letal fosse feita dentro dos padrões legais.
LEGALIDADE
Entre os órgãos consultados para tal prática constaram a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária e o Ministério Público Estadual.
"Tivemos que pedir a autorização e supervisão destes órgãos para agir dentro da lei", endossou, acrescentando que o sacrifício dos animais é totalmente indolor e sob acompanhamento de um médico veterinário.
"Todo processo obedece a uma norma técnica", enfatizou. Walmilson Braz disse que São Rafael se localiza geograficamente numa região endêmica do calazar.
"Isso quer dizer que é uma região onde o agente vetor está presente e a área está passível de ocorrência do problema", salientou, finalizando.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!