Páginas

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Bandidos roubam fóruns do interior



Os fóruns de Martins e Patu foram arrombados durante a madrugada de ontem por criminosos. Os crimes só foram descobertos na manhã de ontem, quando funcionários chegaram para trabalhar e viram as portas arrombadas. De Martins, os bandidos levaram várias armas que estavam apreendidas e Patu teve a área que arquiva documentos eleitorais violada. O tamanho real do prejuízo provocado pelos arrombadores ainda era desconhecido até o fim da tarde de ontem. Só após a perícia nos dois prédios é que será possível avaliar o estrago.
Nos dois crimes, os bandidos usaram praticamente o mesmo modo operacional e encontraram pouquíssimas dificuldades. As duas sedes judiciais não tinham nenhum tipo de segurança como câmera ou vigilantes. Nos dois, segundo servidores, existem seguranças armados durante o dia, mas à noite os prédios ficam vazios. 
Em Patu, os bandidos violaram somente a área que funciona o Cartório Eleitoral. A seção ocupa duas salas do prédio e não continha armas, segundo Paulo Gustavo Lins, chefe do Cartório Eleitoral.
Até ontem, segundo Paulo, ainda era incerto o que havia sido realmente levado pelos bandidos. Ele acredita que documentos eleitorais tenham sido retirados do arquivo, mas não sabia dizer especificamente o que havia sido levado. "Os arquivos são relacionados a ações de investigação da Justiça Eleitoral referentes à campanha, prestação de contas de partidos políticos", explicou.
Até as 15h de ontem, eles aguardavam pela chegada de peritos da Polícia Federal. O caso ficará sob a responsabilidade da delegacia da PF de Mossoró, já que se trata de um crime contra a Justiça Eleitoral.
Em Martins, os bandidos levaram várias armas que estavam apreendidas. As armas são fruto de investigações policiais remetidas à Justiça. Até ontem não havia um número concreto de armas subtraídas, segundo Ana Paula, diretora do Fórum.
A equipe do Instituto Técnico-Científico de Polícia (ITEP) de Mossoró esteve no local durante a tarde de ontem fazendo os primeiros levantamentos. O laudo pericial deverá ser divulgado em até 30 dias.
Questionada sobre a segurança do prédio, Ana Paula informou que nenhum fórum do interior do Rio Grande do Norte tem vigilantes ou qualquer outro dispositivo que garanta a integridade dos objetos que são apreendidos pela Justiça (armas, drogas e outros).

ALVO FÁCIL
Essa não é a primeira vez que fóruns do interior são arrombados sem nenhuma dificuldade. O prédio da Justiça em Patu já havia sido violado outra vez, em 2006. Na ocasião, os bandidos fugiram levando várias armas apreendidas.
O último caso de fórum arrombado no interior do Rio Grande do Norte foi em Ipanguaçu, em maio do ano passado. Na ocasião, os bandidos levaram cerca de 30 armas.
Nesse caso, a Polícia obteve resultado rápido e prendeu suspeitos de envolvimento no furto, mas as armas levadas do prédio não foram recuperadas.

Fonte: Defato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!