Termina hoje, 26, o horário de verão 2011/2012 no Brasil, desta forma os estados que adotaram a medida, tais como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Distrito Federal e Bahia devem atrasar seus relógios em uma hora. No Rio Grande do Norte, apesar de não ter sido um dos estados a adotar o horário, o término da medida também implicará mudanças, pois os bancos voltam a funcionar em seu horário habitual, bem como as programações televisivas.
A partir de amanhã, as agências bancárias passarão a funcionar das 11h às 16h. No período do horário de verão, os bancos adotaram o expediente no horário de Brasília, adiantando o início e o término do expediente em uma hora. A programação da TV local também será modificada, cuja boa parte dos programas voltará a ser exibida no horário normal.
O horário de verão, adotado desde 2008, através do Decreto 6.558, tem como objetivo economizar investimentos em obras de geração e de transmissão de energia elétrica e na geração de usinas térmicas para atendimento a picos de carga neste período do ano em determinadas regiões do país, reduzindo desta forma as tarifas de energia e representando um ganho para o meio ambiente, que neste caso seria a preservação dos recursos naturais.
Os demais estados das regiões Norte e Nordeste não adotam o horário de verão, devido à proximidade da Linha do Equador, o que faz com que a duração dos dias não apresente alterações significativas ao longo do ano e faria com que o horário de verão tivesse efeito praticamente nulo nesses estados.
Porém, algumas mudanças serão inevitáveis na programação das pessoas que moram nestes locais, devido ao horário oficial do país ser de acordo com Brasília - situada na região Centro-Oeste, onde há horário de verão. Como o caso dos horários das agências bancárias, de concursos públicos nacionais, de voos e programas televisivos.
Neste edição do horário de verão teve 133 dias de duração, sete dias a mais que no ano passado.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!