Oeste - Os 43 municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte se preparam tecnicamente para enviar o lixo urbano de suas cidades para o município de Pau dos Ferros, já a partir do segundo semestre de 2013. "Até lá estaremos com a estrutura de aterro sanitário controlado preparada, pronto para dar um exemplo de gestão em regime de consórcio intermunicipal", anima-se o prefeito Leonardo Rêgo, que foi escolhido presidente do consórcio semana passada.
À primeira vista o processo parece difícil, mas depois das explicações técnicas passadas por Gilberto Jales, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), e por Leonardo Rêgo, compreende-se que é relativamente fácil o processo de coleta, condensamento e transporte de lixo das cidades de origem até Pau dos Ferros.
Gilberto Jales explicou que as cidades mais distantes vão coletar o lixo de suas cidades como já fazem atualmente e, usando uma estação de transbordo (que será construída com ajuda do Governo Federal), vão embarcar em carretas com destino a Pau dos Ferros. Cita, por exemplo, que Felipe Guerra, Apodi, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e Taboleiro Grande terão uma estação de transbordo em Apodi para fazer o embarque.
O mesmo acontecerá com as regiões de Patu, Alexandria, Luis Gomes e São Miguel. Em Pau dos Ferros, os técnicos da Semarh explicaram que o lixo receberá tratamento similar, o que já acontece no aterro sanitário controlado de Mossoró, ou seja, parte será usinada e outra aterrada, conforme previsto na legislação ambiental vigente. "Será um grande ganho ambiental não só para Pau dos Ferros, que não tinha o lixo suficiente para instituir um aterro sanitário controlado, como para todas as outras 43 cidades do Oeste do RN", explica Leonardo Rêgo.
Fonte: Defato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!