Após decisão judicial, expedida pela 1ª Vara Cível de Mossoró, proibindo os optometristas de realizarem serviços de exames de vista ou teste de visão, os profissionais que prestam esse tipo de atendimento na cidade emitiram um posicionamento a respeito dos argumentos apresentados pela Justiça.
De acordo com o optometrista Jailson Belarmino, a atividade não resulta em risco à saúde, uma vez que eles atuam especificamente nos cuidados primários da saúde visual. "A optometria dá condições para que patologias sejam reconhecidas, sendo que após esses diagnósticos, nós encaminhamos o paciente para o profissional médico recomendado", explica.
A decisão da Justiça impede ainda os profissionais de adaptarem lentes de contato ou fabricar óculos de grau sem prescrição do médico oftalmologista e determinou à Associação dos Contatólogos, Ópticos e Optometristas de Mossoró e Região (ACOOMR) que se abstenha de anunciar ou de promover a realização de atos privativos do profissional oftalmologista, por seus associados, sob pena de multa diária de mil reais.
Os optometristas afirmam que já entraram com recurso, com o objetivo de, segundo eles, resgatar o direito à dignidade de exercerem a profissão pela qual são contemplados pela Constituição.
Fonte: O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para nós, comente essa matéria!